Unidade básica de saúde do bairro do Tanque triplicará capacidade de atendimento

O lançamento da pedra fundamental para a construção da nova UBS aconteceu há um ano, em 1º de abril de 2022.

O investimento da Prefeitura da Estância de Atibaia em Saúde no município segue em alta e entre as ações realizadas para fortalecer a rede e garantir mais qualidade de vida à população está a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Tanque, cujas obras continuam em ritmo acelerado. A nova unidade do Tanque terá mais que o dobro da dimensão útil da atual no bairro, o que proporcionará triplicar a capacidade de atendimento para 12 mil pessoas na região. O valor investido pelo Executivo na UBS Tanque é de aproximadamente R$ 2,7 milhões.

O lançamento da pedra fundamental para a construção da nova UBS aconteceu há um ano, em 1º de abril de 2022. De acordo com a Secretaria de Saúde de Atibaia, desde então os serviços já avançaram de maneira expressiva: o piso superior da unidade já foi instalado e a escadaria de acesso a esse pavimento já está com a etapa de alvenaria finalizada, assim como o preparo para a instalação da laje. Além disso, as salas estão sendo rebocadas, com a fiação já parcialmente instalada.

Ainda conforme a Pasta, na parte inferior da unidade as paredes de contenção estão sendo construídas com material reforçado e, em seguida, ainda receberão impermeabilização e aterramento.

A nova Unidade de Saúde do Tanque fica na Rua José Pires de Oliveira e sua construção é um compromisso previsto no Plano de Governo e pactuado junto à população.

Também vale lembrar que a Prefeitura está próxima de concluir os serviços de ampliação e reforma da Unidade de Saúde da Família Ana Nery, no Jardim Imperial. Após um investimento de mais de R$ 3,1 milhões, a unidade se tornará a maior de Atibaia, o que dobrará o número de equipes de saúde que atendem nessa USF e, consequentemente, a capacidade de atendimento da população, passando de 12 mil para 24 mil pessoas – portanto garantindo assistência qualificada a toda a comunidade da região. No local, parte da área ampliada inclusive já está sendo utilizada pelas equipes de saúde para atender a população.

Além disso, a Administração Municipal também está providenciando a construção de uma nova unidade de saúde na cidade, desta vez no bairro da Usina.