Estratégias de vacinação adotadas pela Saúde de Atibaia são destaque em congresso em Alagoas

Município participou da mesa técnica da 4ª Oficina Temática do Projeto ImunizaSUS, estratégia nacional de mobilização de vacinação do Conasems.

As estratégias avançadas de acesso à vacinação em Atibaia renderam à Secretaria de Saúde da Prefeitura um convite para compartilhar suas experiências durante o 7º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas, realizado nesta semana na cidade de Piranhas (AL).

Atibaia marcou presença no encontro na terça-feira (18), com a secretária de Saúde, Grazielle Bertolinni, participando da mesa técnica da 4ª Oficina Temática do Projeto ImunizaSUS, cujo tema foi “Organização dos Processos de Trabalho nas Salas de Vacina – os desafios diante da sobrecarga de trabalho e rotatividade dos profissionais”. O objetivo foi promover o diálogo qualificado entre gestores e profissionais de saúde para o desenvolvimento de estratégias de fortalecimento das ações de imunização e enfrentamento às baixas coberturas vacinais no país.

Conforme a Secretaria de Saúde de Atibaia, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) está coordenando uma estratégia nacional de mobilização de vacinação, denominada “Imuniza SUS”, com um programa de formação, e então Atibaia apresentou sua experiência na área.

A Pasta lembra que muitas estratégias foram adotadas em Atibaia para vacinação da população em geral, como livre demanda, agendamento pelo site da Prefeitura e via mensagem de aplicativo. O município também organizou a vacinação na população em situação de rua em pontos específicos da cidade ou no abrigo, tendo sido bem aceita por essas pessoas que, além da imunização, receberam orientações a respeito da Covid-19 e sobre eventuais dúvidas relacionadas à saúde que surgiram nos atendimentos.

Vale lembrar que a Secretaria de Saúde de Atibaia já havia apresentado sua estratégia de vacinação contra Covid-19 na população em situação de rua e de abrigo durante o Congresso Conasems realizado em Campo Grande (MS), em julho de 2022. Naquela ocasião, a cidade se apresentou após receber menção honrosa no 35º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, em virtude de seu esquema de imunização bem-sucedido.