Atibaia recebe grupo Choronas neste domingo (30) no Coreto da Praça da Matriz

Apresentação do primeiro grupo feminino de choro do país será gratuita, às 16h, com repertório variado.

Em comemoração ao Dia Nacional do Choro, em 23 de abril, Choronas – primeiro grupo feminino de choro do país, formado por quatro experientes instrumentistas – se apresenta neste domingo, 30 de abril, no Coreto da Praça da Matriz, em frente ao Centro Cultural André Carneiro (Rua José Lucas, nº 28, Centro), às 16h, com a programação inteiramente gratuita e livre para todos os públicos.

O grupo apresenta a turnê, “Choronas 25+: Cronologia do Choro pela cronologia das Choronas”, com repertório variado, dos clássicos aos modernos, e incluindo obras autorais. Criado em 1995 por musicistas, o grupo é composto por Ana Claudia Cesar (cavaco), Maicira Trevisan (flautas), Paola Picherzky (violão 7 cordas) e Miriam Cápua (percussão). Além do choro, o grupo toca baião, maxixe e samba.

O repertório da turnê transita pelo choro, baião, maxixe e samba, mesclando clássicos como “Tico-Tico no fubá” (Zequinha de Abreu), “Corta-Jaca” (Chiquinha Gonzaga), “Trem das Onze” (Adoniran Barbosa), “Receita de samba” (Jacob do Bandolim), “Carioquinha” (Waldir Azevedo), “Flor Amorosa” (Joaquim Antônio Callado), e músicas contemporâneas/inéditas como “O Dono da Bola” (Armando Neves), “Edgar foi à feira” (Luiz Pardal), além das autorais “Choronas em Sampa” (Ana Claudia) e “Cesar Choro de Domingo” (Maicira Trevisan), entre outras músicas.

Em 2020, o grupo lançou o sexto CD “Choronas 25+”, uma coletânea que reúne 16 obras selecionadas de quatro dos seus cinco discos. Obedecendo a uma ordem cronológica das composições, o grupo retrata a cronologia do choro (os diferentes períodos da história até os dias de hoje) demonstrando a evolução do gênero na modernidade composicional e nos arranjos das integrantes.

O show em Atibaia pretende proporcionar uma tarde agradável de encontro do público com a música instrumental brasileira, em especial o choro e suas referências. Durante a apresentação, as Choronas contam sobre os compositores, a formação original do choro, particularidades e curiosidades sobre as composições.

O projeto Choronas 25+ “Cronologia do Choro pela cronologia das Choronas” é premiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apoio da Prefeitura Municipal de Atibaia, por meio da Secretaria de Cultura, e produção executiva de Claryssa Pádua Produções Culturais.

Serviço:
‘Choronas 25+: Cronologia do Choro pela cronologia das Choronas’
Data: 30 de abril – domingo
Horário: 16h
Local: Coreto da Praça da Matriz