Atibaia faz doação de 140 mil mudas de morango a produtores rurais

Objetivo da Secretaria de Agricultura é ampliar a produção da fruta na Capital Nacional do Morango.

Em mais um incentivo à produção de morangos, a Prefeitura de Atibaia realizou nesta quarta-feira (5) a segunda doação de mudas de morango no ano a produtores rurais da cidade, no Viveiro Municipal (Estrada Municipal Juca Sanches, s/n, Km 11 Boa Vista). Foram distribuídas cerca de 140 mil mudas para aumentar a produção da fruta na Capital Nacional do Morango.

A Secretaria de Agricultura visa ampliar a produção no Viveiro Municipal por meio do Programa de Revitalização da Cultura do Morango, que reproduz mudas destinadas à agricultura familiar. Na primeira etapa da doação, no início de fevereiro, cerca de 35 mil mudas de morango foram entregues a produtores rurais, com o objetivo de antecipar a safra.

Entre as 140 mil mudas entregues nesta segunda etapa a cerca de 30 produtores estão três variedades da Embrapa, o PRA Estiva e o Camarosa. A perspectiva é fazer mais duas entregas este ano. Além da doação das mudas, a Secretaria de Agricultura entrega um manual com informações sobre a produção e realiza assistência aos produtores, incluindo visita técnica, análise do solo e prepara a terra, por meio da Patrulha Agrícola Mecanizada.

“O Programa de Revitalização da Cultura do Morango é importante porque auxilia muito o pequeno produtor a ter acesso a mudas sadias, com alta capacidade de produção, e fomenta uma cadeia que é muito importante na cidade. Estamos muito satisfeitos com o resultado deste ano e a gente espera uma boa safra”, disse o secretário da Agricultura de Atibaia, Gabriel Sola.

Os produtores recebem as mudas limpas e nas caixas, seguindo um padrão internacional. Houve um crescimento de produtores de 2022 para 2023 em 20%, refletindo aumento do interesse do produtor do município no cultivo do morango.

Ampliado em abril de 2022, o Viveiro Municipal contém um berçário de mudas de árvores nativas e foi recém-reformado pela Prefeitura de Atibaia. O espaço, que já contava com uma estufa de 1.400 m², teve a capacidade de produção impulsionada pela Administração Municipal, que investiu na aquisição de mais uma estrutura de 900 m².