Licenciamentos mostram alta no setor médico em Atibaia

Tem sido constante a solicitação de cadastro e licença sanitária do setor, envolvendo tanto áreas como Farmácia, Medicina e Odontologia.

O Atibaiense – Da redação

A área da saúde vem apresentando crescimento e em Atibaia não é diferente. Atualmente, segundo o Mapa de Empresas do governo federal, há 104 estabelecimentos de atividade médica com realização de consultas na cidade, sem contar os que realizam exames e outros procedimentos.
Informações da Vigilância Sanitária sobre requerimentos de cadastro e licença sanitária – laudo técnico de avaliação – certificado de vistoria de veículo – sistema integrado de licenciamento, foram deferidos, entre 27 de dezembro e 10 de março, 47 requerimentos para área de medicina. Houve outros 27 na área de farmácia e 18 de odontologia.
Os requerimentos não significam novos empreendimentos, já que os existentes também precisam renovar autorizações. Mas mostram que o setor está movimentado, seguindo tendência nacional.
Os cursos superiores na área da saúde têm apresentado crescimento no número de matrículas. Levantamento Observatório do Ensino Superior: análise dos microdados do Censo da Educação Superior 2020 mostra que entre as dez graduações a distância mais procuradas em 2020 e que tiveram aumento no ingresso de alunos em relação a 2019, quatro são na área de saúde: farmácia, com crescimento de 416%; biomedicina, com aumento de 190%; nutrição, com 70,5%; e enfermagem, com 30,4%.
Sete dos 20 cursos presenciais mais demandados por novos alunos são na mesma área: psicologia, com aumento de 7,6% nas matrículas; medicina veterinária (6,9%), medicina (4,1%), odontologia (0,5%), biomedicina (2,1%).
Em Atibaia, de acordo com o Mapa de Empresas, painel do governo federal, estão registradas 104 empresas classificadas como atividade médica com realização de consultas. Na odontologia são 99 estabelecimentos. De psicologia e psicanálise há 79 registros. Varejista de produtos farmacêuticos sem manipulação são 68. Há 40 atividades de fisioterapia registradas. Classificada como atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares são 25.
Na classificação atividade médica ambulatorial com recursos para a realização de procedimentos cirúrgicos são 19. Laboratórios clínicos somam 16. As atividades de atenção ambulatorial não especificada anteriormente são 15. Há registradas 12 atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidade para atendimento de urgência.
Atividades profissionais da nutrição somam 11 registros. Os planos de saúde são dez. Os estabelecimentos de manipulação de medicamentos são oito registrados e há sete de fabricação de medicamentos alopáticos.

NÚMERO DE MÉDICOS
O Brasil contabiliza, atualmente, 546 mil médicos ativos, uma proporção de 2,56 profissionais por mil habitantes. O número, segundo registros dos conselhos regionais de Medicina, mais que dobrou nos últimos 20 anos. Para o Conselho Federal de Medicina (CFM), o crescimento acelerado do número de escolas médicas e de vagas na última década levou a um aumento sem precedentes no número de profissionais no país. O Sudeste responde por 42% da população e 53% dos profissionais.
O atual índice brasileiro de 2,56 médicos por mil habitantes já é compatível com o de países como Estados Unidos (2,6), Canadá (2,7), Japão (2,5) e Coreia do Sul (2,5), além de ser maior que o do Chile (2,2), da China (2) e da África do Sul (0,8). Com o incremento esperado, em cinco anos, o Brasil deve ultrapassar Nova Zelândia (3,4), Irlanda (3,3), Israel (3,3), Finlândia (3,2), França (3,2), Bélgica (3,2) e Reino Unido (3).