Minas 40º é o vencedor do 13º Festival de Boteco de Extrema

Pizza frita do restaurante Japa Pizza e Batata Recheada conquistou público e jurados. Foto/Amanda Bortoletto

No último sábado, 11, o 13º Festival de Boteco de Extrema consagrou como prato vencedor a pizza frita Minas 40º do restaurante Japa Pizza e Batata Recheada, do Chef Maycon Yamaguti.

O público já havia aprovado o prato e o classificado entre os cinco finalistas. Mas foi o júri composto por Breno Lerner, Carlos Baldim, Edson Puiati, Igor Arci, Monica Ramos, Paschoal Iuliani e Renata Domingues, quem deu a palavra final depois de saborear todos os cinco.

A criatividade do prato não está apenas na massa de pizza frita, mas também nos ingredientes todos originários de Minas Gerais: um sabor especial com couve refogada com bacon, linguiça caipira e muçarela. A inovadora pizza frita é a “prima” menos conhecida da tradicional pizza napolitana. O chef Maycon foi o primeiro a trazer esta novidade para Extrema, um fenômeno gastronômico em São Paulo e nas grandes capitais.

Essa é a terceira vez que Chef Maycon tem seu prato entre os cinco finalistas. em 2020 apresentou uma batata recheada com shimeji e queijo. Em 2021 ficou em segundo lugar com a abobrinha recheada com carne de sol e abóbora, até que, finalmente, neste ano, saiu com o título de campeão.

“Todos os seus pratos sempre trouxeram inovação, criatividade e muito sabor.. Japa arrebentou na votação popular e do júri técnico com sua espetacular Pizza Frita! E como ele mesmo diz: não é pastel e não é pizza, é pizza frita! Senti que aquele moço tímido que conheci em 2020 já era um empresário, confiante e experiente”, fala Elke Rezende, produtora e realizadora do evento.

Participação

Além do prato Minas 40º, os demais finalistas do 13º Festival de Boteco de Extrema foram o Croquete de Costela, do Villa Ramos, que ficou em 2º lugar, o Defumado de Verão, do Woody’s Barbecue, que ficou em 3º lugar, e ainda o Kari Kari Marítimo do Soul Sushi da Bella e o Veleiro à Mineira, do Itália Express.

O prêmio de Melhor Ambiente ficou para o Porteira de Minas, o de Melhor Entrega foi para o Bom Doce, assim como o de Melhor Garçom, que ficou com Eduardo Sabion, também do Bom Doce.

Para o prefeito de Extrema, João Batista, mais do que levar o troféu, o importante é a participação dos estabelecimentos no Festival de Boteco e todos os benefícios que isso proporciona. “Participar é tudo, não é só ganhar o troféu, é dizer que está lutando por uma causa, é dizer ‘sou um empreendedor, vou batalhar, vou competir, quero apresentar o meu prato, quero vender o meu prato, quero incluir o meu prato no cardápio, quero contratar mais pessoas para aumentar minhas vendas’. Isso é o mais importante. Por isso a gente acreditar e vamos sempre continuar acreditando em eventos como esse”.

O Festival de Boteco de Extrema foi realizado via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Contou com o patrocínio da Energisa, apoio cultural da Fagor Ederlan Group, Prefeitura de Extrema, Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo, produção da Nossa Senhora das Produções, Nossa Produtora, FEH e realização Cultura e Turismo , Governo de Minas Gerais: governo diferente, estado eficiente.