Atibaia doa 35 mil mudas de morango a produtores rurais

Até abril, cerca de 250 mil mudas de morango serão distribuídas no município para ampliar produção.

A Capital Nacional do Morango segue promovendo a produção da fruta no município. Nesta quarta-feira (1), a Prefeitura de Atibaia entregou a produtores rurais cerca de 35 mil mudas de morango no Viveiro Municipal (Estrada Municipal Juca Sanches, s/n, km 11, Boa Vista), na primeira etapa de um programa que garantirá a distribuição de um total de 250 mil mudas de morango a pequenos produtores da cidade.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, a expectativa é de ampliar a produção de mudas no Viveiro Municipal por meio do Programa de Revitalização da Cultura do Morango, que reproduz mudas destinadas à agricultura familiar. A segunda etapa da entrega acontece em março, com 100 mil mudas, e a terceira em abril, com 115 mil mudas.

Os produtores receberão as mudas limpas e nas caixas, seguindo um padrão internacional. Houve um crescimento de produtores de 2022 para 2023 em 20% – o que tem aumentado o interesse do produtor da cidade no cultivo do morango. “Muitos produtores estão começando a plantar, e outros recomeçando, através deste incentivo. É um trabalho muito bem feito”, disse o presidente da Associação de Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, Osvaldo Maziero.

Ampliado em abril de 2022, o Viveiro Municipal contém um berçário de mudas de árvores nativas e foi recém-reformado pela Prefeitura de Atibaia. O espaço, que já contava com uma estufa de 1.400 m², teve a capacidade de produção impulsionada pela Administração Municipal, que investiu na aquisição de mais uma estrutura de 900 m².