Atibaia registra grande aumento de solicitação de inclusão no Cadastro Único

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social trabalha de forma intensa para incluir, atualizar e recadastrar famílias e indivíduos do município.

Nos últimos meses, Atibaia vem recebendo uma demanda crescente de munícipes para inclusão no Cadastro Único, porta de entrada para programas sociais. Responsável pela inclusão, atualização e recadastro na cidade, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) tem trabalhado de forma intensa para auxiliar famílias e indivíduos, e, mesmo com cerca de 100 atendimentos diários, atualmente existe uma fila para o atendimento.

O grande aumento para novos cadastros, segundo a SADS, está diretamente ligado ao crescimento da situação de pobreza da população e ainda a um consenso de que a mudança do nome de Bolsa Família para Auxílio Brasil, pelo Governo Federal, confundiu as pessoas beneficiadas pelo Auxílio Emergencial. Em abril de 2020, o município de Atibaia tinha 8.000 famílias inscritas no CadÚnico, enquanto que hoje são 14.597. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social ampliou o número de atendimentos na cidade, com o objetivo reduzir a espera dos munícipes.

O Cadastro Único é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, o cidadão pode participar de vários programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre o cadastro atualizado.

Atualmente 28 programas federais utilizam a base do Cadastro Único para a gestão de suas ações, como o Programa Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Criança Feliz, entre outros. A inscrição no Cadastro Único garante que o Ministério da Cidadania e os órgãos gestores dos outros programas direcionem os serviços e benefícios a quem realmente precisa, aos mais pobres e vulneráveis.