Vida Longa: Edmir Chedid garante 24 unidades para Atibaia

O governo estadual confirmou nesta terça-feira (29) a construção de mais 38 unidades habitacionais do Programa Vida Longa no Circuito das Águas e na Região Bragantina. Os imóveis serão destinados a Atibaia (24) e Socorro (14) conforme a reivindicação do deputado Edmir Chedid (União). Os convênios com os municípios foram firmados com a Secretaria de Estado da Habitação.

O Programa tem por objetivo garantir a implantação de unidades habitacionais assistidas e gratuitas para o acolhimento de pessoas idosas (com 60 anos de idade ou mais) sozinhas ou com vínculos familiares fragilizados. “Os beneficiados devem ser independentes, em situação de vulnerabilidade e/ou risco social e com renda mensal de até 02 salários mínimos”, disse o parlamentar.

Edmir Chedid explicou ainda que a iniciativa é uma ação conjunta entre a secretarias de Estado Desenvolvimento Social, da Habitação e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). “As prefeituras [de Atibaia e Socorro] doaram os terrenos ao governo estadual para a construção dos imóveis. Uma parceria importante em benefício da comunidade”, comentou.

O Programa Vida Longa é um aperfeiçoamento do Vila Dignidade. O conceito atual promove maior socialização dos moradores, resgatando o modelo de comunidade. “Foi mantido o modelo com tipologia habitacional de unidades autônomas, projetadas com base no Desenho Universal.  Na prática, significa que vários itens de segurança e acessibilidade estão presentes”, destacou.

Bragança Paulista
O deputado Edmir Chedid também foi responsável por garantir a construção de 28 unidades do Programa Vida Longa em Bragança Paulista. As moradias, em fase final de construção, estão localizadas no Residencial Vista Alegre. “A administração municipal já selecionou 17 pessoas para o programa. Os beneficiários atendem aos critérios definidos pelo Decreto 64.509/2019”, completou.

Apesar dos benefícios conquistados à comunidade, o parlamentar declarou que segue atuando junto ao governo estadual a fim de ampliar o número de unidades habitacionais em municípios do Circuito das Águas e da Região Bragantina. “Afinal, este é um programa fundamental aos idosos, principalmente ante as dificuldades que encontram em conseguir moradias”, finalizou Edmir Chedid.