O Grupo Dramático João Caetano

Márcio Zago

Este texto dá continuidade à história do teatro de Atibaia. Estamos em 1907. Com o fim do Grupo Dramático Carlos Gomes surgiu o Grupo Dramático João Caetano. Era uma tentativa de reviver os tempos áureos da dramaturgia local, quando o Teatrinho do Mercado recebia inúmeros espectadores sedentos de diversão e cultura.
A primeira peça encenada pelo novo grupo foi o drama “Crime e Punição”. A peça apresentada contou com alguns integrantes do grupo anterior como Antônio de Almeida, Benedito Carneiro, Napoleão Maia (que havia mudado para Itatiba, mas passava férias na cidade) e Calixto Rinaldi. Este último teve a iniciativa de dar continuidade do teatro em Atibaia após o fim do Grupo Dramático Carlos Gomes.
O espetáculo contou também com a participação das crianças Júlio e Júlia Lopes, irmãos que faziam grande sucesso nos palcos cariocas e paulistas. A especialidade dos pequenos artistas eram as cançonetas e os bailados espanhóis, mas desta vez traziam uma novidade: a dança americana Calk-Walk, depois nomeada Cakewalk. Esta foi à primeira dança americana a passar da sociedade negra para a branca, e mais tarde a migrar para os palcos, caso da apresentação de Atibaia. Sua origem vem da Flórida, quando os escravos afro-americanos, por volta de 1850,fundiram as danças dos índios Seminole com as danças da sociedade branca da época.A dança, com forte tendência ao deboche e a ironia, tornou-se muito popular a partir de 1895 quando ganhou prestigio e visibilidade da classe branca abastada.
Alguns proprietários de plantações gostaram da brincadeira e passaram a adotar a diversão no descanso dominical de seus trabalhadores. Logo surgiram os concursos entre os diferentes grupos dançantes onde os senhores dos escravos ofereciam um pedaço de bolo aos vencedores… Daí o nome “Cake”walk, algo parecido como “Passo do Bolo”. Esteestilo de dança só acabou na década de 1920, com o surgimento do Charleston. Por este recorte é possível verificar o pioneirismo de certos movimentos culturais em nossa cidade. A dança Cakewalk, nessa época, era novidade nos palcos das grandes capitais brasileiras, mas a pequeninaAtibaia já estava devidamente atualizada… Com o grande sucesso desse espetáculo, que foi em benefício do ator Alexandre Paganelli, surgiu o Grupo Dramático Juvenil, formado somente por jovens e crianças.
A primeira formação com este perfil tinha ocorridocom o Grupo Dramático Infantil, extinto com o término da Sociedade Recreativa Carlos Gomes. Apesar do sucesso e, frustrando todas as expectativas,quase nada aconteceu no Teatrinho depois deste espetáculo. Até o nome do Grupo Dramático João Caetano desapareceu dos jornais, sinal de que a nova organização não vingou. Somente oito meses depois um novo espetáculo era anunciado e desta vez sob a direção de Calixto Rinaldi. O elenco estava totalmente renovado, surgindo nomes como AnselmoPierotti, V. Lauriano, J.P. da Silva, H.Malozzi, J. Pires de Oliveira, P. Vasconcelos e José Preto da Silva, o Juca Preto, que mais tarde iria editar o jornal “Correio de Atibaia”. As peças encenadas foram: Um Baile num Hospício; Um Cálculo Errado e Uma Casa de Estroinas. Um mês depois nova peça era anunciada. Desta vez tratava-se de um drama de costumes intitulado O Guia da Montanha. Assunto para a próxima semana.

* Márcio Zago é artista plástico, artista gráfico de formação autodidata, fundador do Instituto Garatuja e autor do livro “Expressão Gráfica da Criança nas Oficinas do Garatuja”.
Criador e curador da Semana André Carneiro.