Educação promove Encontro Regional de Líderes Educacionais

Professores Ítalo Francisco Curcio e Oliver Lima abordaram temas relacionados à gestão pedagógica democrática para 150 gestores presentes no evento.

A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Educação e em parceira com a Secretaria de Educação de Nazaré Paulista, promoveu no último dia 9, o Encontro Regional de Líderes Educacionais da UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Voltado aos diretores de escola, gestores das creches comunitárias, supervisores de ensino e técnicos da educação, o encontro para implementação do Currículo Municipal e fortalecimento da gestão ocorreu no Centro de Referência da Educação “Prefeito Flávio Callegari”.

 

 

Marcaram presença no encontro 150 gestores dos municípios de Atibaia, Bragança Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Jarinu, Nazaré Paulista, Serra Negra, Pinhalzinho e Piracaia, cidades participantes da UNDIME da Região Bragantina. Convidados para promover o evento, os palestrantes e professores Ítalo Francisco Curcio e Oliver Lima abordaram temas de Gestão Democrática e Gestão Pedagógica. A secretária de Educação de Atibaia, Eliane Doratiotto Endsfeldz, e a secretária de Educação de Nazaré Paulista, Daniela Zanoni e a Dirigente Regional de Ensino de Bragança Paulista Rosangela Valério, realizaram a abertura do evento educacional.

Ítalo Francisco Curcio, autor de vários livros e pós-doutorado em Educação e Sistemas de Informação, abordou durante a palestra junto aos gestores municipais o conceito de gestão democrática. Diferentemente da autocrática, centralizada na figura do gestor responsável pelas decisões, orientações e determinações que serão seguidas pelo grupo, a gestão democrática é exercida por meio de colaboração dos componentes da equipe, de acordo com um projeto de trabalho elaborado pelos próprios integrantes, sob a liderança do gestor.

Para o palestrante Oliver Lima, especialista em Educação e licenciado em Pedagogia e Ciências Sociais, a gestão pedagógica cuida da essência dos processos educativos referentes ao ensino, mas também é responsável pelo alcance de bons resultados na aprendizagem dos estudantes. Segundo o especialista, alcançar uma educação integral e de qualidade para todos vai muito além de uma gestão pedagógica isolada, pois sua viabilidade requer um conjunto de iniciativas interligadas que sejam capazes de abranger todos os atuantes educacionais.

O evento ainda contou com a presença de alunas da Escola Municipal Eva Cordula Hauer Vallejo, que apresentaram a música “Trabalho infantil, não!”, premiada em 1º lugar na Fase Regional no
Concurso MPT na Escola, ação em prol da erradicação do trabalho infantil desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho nas escolas de todo Brasil. A atriz, contadora de histórias, arte-educadora, escritora e arteterapeuta Wânia Karolis também prestigiou o evento com uma bela apresentação literária.

“Em celebração ao dia do Diretor de Escola no dia 12 e do Supervisor de Ensino no dia 14 de novembro, nós agradecemos aos participantes desse evento tão importante para o fortalecimento da gestão educacional”, enfatizou a secretária de Educação de Atibaia, Eliane Doratiotto Endsfeldz.