Programas de rondas e monitoramento garantem prisões e apreensão de drogas em Atibaia

Ações das forças de segurança nesta última semana resultam em prisão de foragido da Justiça e recuperação de itens roubados.

As equipes de Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Canil da Guarda Civil Municipal apreenderam grande quantidade de entorpecentes em uma área de matagal, na região do Caetetuba, na última quinta-feira (13), durante patrulhamento da Força Policial com cão farejador. Além das drogas, foram encontrados objetos para manusear e vender entorpecentes como etiquetas, pratos, embalagens plásticas, estiletes, balanças e facas. Os objetos junto aos entorpecentes foram encaminhados para a Delegacia de Atibaia.

Ainda na quinta (13), o Grupo de Apoio de Motociclistas (GAM), em patrulhamento pela região do Alvinópolis, foi informado sobre um suposto foragido da Justiça no Poupatempo. Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado junto ao suspeito, contudo, por meio de consultas e verificações no sistema, o homem tinha um mandado de prisão em aberto, pelo artigo 157 (roubo). A Guarda Civil Municipal conduziu o foragido à Delegacia de Atibaia para medidas cabíveis e resolução do caso.

Outras prisões ocorreram durante patrulhamento no bairro Jardim Imperial, onde equipe da GCM recebeu uma denúncia anônima sobre um ponto de drogas. No local, a equipe encontrou uma mulher e dois rapazes em atitude suspeita. Ela foi submetida a uma busca pessoal, sendo localizado um saco preto com tubos de crack e R$ 10,00 em espécie, e afirmou que trazia aqueles entorpecentes para vender aos demais usuários e custear seu próprio vício. Em revista ao local, foi identificada uma garrafa plástica com 79 porções de crack, prontas para comércio. Foi realizada voz de prisão aos abordados e eles foram encaminhados à Delegacia de Atibaia.

Recuperação de itens roubados
Na última segunda-feira (17), a equipe do GAM, em operação conjunta com a Polícia Militar, recebeu informação por meio do Centro de Operações de Inteligência (COI) sobre um veículo com envolvimento em furto de duas residências, ocorridos no bairro Jardim Estância Brasil. Com informações obtidas pelas câmeras de monitoramento da Guarda Civil, o automóvel foi encontrado abandonado em um terreno baldio, sem nenhum ocupante e destrancado.

No interior do veículo foi encontrado uma base de TV, um controle, documentos de porte obrigatório e o recibo de compra e venda do veículo. Diante dos fatos, o guincho foi acionado para apresentar o automóvel na Delegacia de Atibaia e recolhido ao pátio municipal. Durante elaboração da ocorrência, houve uma denúncia anônima relatando que os produtos roubados estariam em um terreno baldio, na rua Maracanã, no Jardim Imperial. No local, os produtos roubados foram identificados pela equipe e encaminhados à Delegacia de Atibaia e posteriormente devolvidos aos proprietários.

Com o Centro de Operações de Inteligência (COI), composto pela Muralha Digital e sistema de monitoramento nas vias da cidade, Atibaia mantém vários programas de rondas e monitoramento, como as Rondas Ostensivas Municipais (ROMU), o Grupamento de Apoio com Motocicleta (GAM) e o Canil Municipal, citados nas ocorrências, além da Patrulha Maria da Penha e Patrulha Rural. Os munícipes que se depararem com qualquer situação suspeita podem acionar a Guarda Civil Municipal pelo número 153 ou a Polícia Militar, no 190.