Jornada Literária: Apresentação teatral aberta ao público é destaque desta semana

Evento de incentivo ao hábito da leitura tem promovido oficinas cênicas nas creches e realizou palestra direcionada aos profissionais da rede municipal.

Iniciada no último dia 3, a Jornada Literária 2022 tem realizado uma série de atividades direcionadas aos estudantes e profissionais da rede municipal de ensino com o objetivo de incentivar o hábito da leitura em Atibaia. Nesta terceira semana do evento, o destaque é a peça teatral “A princesa e a ervilha”, que será apresentada no próximo sábado, dia 22 de outubro, às 15h, no Cine Itá Cultural. A apresentação da peça de teatro infantil é aberta ao público e tem entrada gratuita.

Realizada pela Secretaria de Educação da Prefeitura da Estância de Atibaia, a Jornada Literária também promoveu na terça-feira (18) um encontro voltado aos profissionais de educação. No encontro, que aconteceu no Cine Itá Cultural e foi transmitido ao vivo pelo YouTube, o psicoterapeuta e escritor Leo Fraiman falou sobre “Projeto de Vida e Felicidade”, abordando construção do equilíbrio emocional e como nos conectarmos com as nossas verdades e propósitos de forma a construir uma existência saudável, feliz e produtiva.

Além disso, a iniciativa continua percorrendo as creches municipais e comunitárias com a adaptação teatral do livro “A outra história da cigarra e da formiga”, de Alessandra Roscoe. Direcionado às crianças da Educação Infantil, o livro reconta a fábula de Esopo popularizada por La Fontaine, trazendo uma nova versão que valoriza a capacidade de trabalho de cada um. A oficina cênica, que já passou por mais de uma dezena de creches desde o último dia 10, segue se apresentando até 31 de outubro.

Para os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), a Jornada Literária promove na próxima terça-feira, 25 de outubro, um encontro com o escritor Jonas Ribeiro, autor de mais de uma centena de livros e da peça teatral “Um terror de Vizinhos”. Os profissionais de educação também estão convidados a participar desse encontro, que acontece às 19h, no Cine Itá Cultural.

Envolvendo profissionais da área de educação, alunos da pré-escola, Ensino Fundamental, creches e EJAI, a Jornada Literária integra o Projeto Ler e Escrever: Fonte do Saber, validado no ano de 2016 como política pública em Atibaia por sua relevância para a cidade ao incentivar a leitura em todas as etapas da rede municipal de ensino.