Atibaia tem mais de 29 mil motocicletas e motonetas

No período de um ano o número de veículos desse tipo cresceu em 1.394 unidades. Em 4 anos, foram 4.081.

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O Atibaiense – Da redação

Atibaia vem apresentando rápido crescimento de sua frota de veículos e apesar dos automóveis serem maioria, o número de motos já ultrapassou as 25 mil unidades e de motonetas, chega a quase 4 mil (motonetas são os veículos tipo Vespa, Bis, Scooter etc.).
Números do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) referentes a 2022 mostram que, em setembro (dado mais recente disponível), Atibaia tinha 128.912 veículos e, desse total, 25.162 eram motocicletas e 3.926 motonetas, chegando-se a um total de 29.088 veículos desse tipo.
O total de setembro representa 1.031 motos e 363 motonetas a mais que em setembro de 2021. No período de 4 anos a alta foi de 4.081 – uma média de mil a mais por ano.
A alta na frota de motos na cidade segue uma tendência nacional e os dados de produção de motocicletas mostra que há mais espaço para crescimento. A produção de motocicletas chegou a 139.622 unidades em setembro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve alta de 28,2% (108.948 unidades). Esse foi o melhor desempenho para o mês desde 2013 (150.731 unidades).
No acumulado do ano, a indústria chegou às 1.061.543 motocicletas saindo das linhas de montagem do Polo Industrial de Manaus, o que corresponde a uma alta de 18,4% na comparação com o mesmo período do ano passado (896.558 unidades).
Os números foram divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
As vendas de motocicletas atingiram 123.641 unidades, atrás apenas das 133.344 unidades registradas em maio. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve crescimento de 13,6% (108.816 motocicletas) e em relação a agosto, a alta foi de 4,3% (118.545 unidades). Esse foi o melhor resultado para o mês desde 2011 (174.487 motocicletas).
Os fatores que levam à alta da frota de motos são vários. Um deles pode ser a perda do poder aquisitivo para compra de automóveis, incluindo os seminovos. A moto tem um custo menor e mais viável, com manutenção também mais barata. A alta dos combustíveis ao longo do ano também pode ter contribuído. A moto consome menos e consequentemente o proprietário tem menos custos para se locomover.
Também aumentou muito o número de pessoas trabalhando com entregas, especialmente para aplicativos de comida. Essa possibilidade de trabalhar com o veículo faz com que parte da população invista na moto não só como meio de transporte, mas como o ganha-pão.
As motos também facilitam o deslocamento, tornando-o mais rápido especialmente nos lugares com trânsito mais intenso.
Outro levantamento da Abraciclo mostrou que o número de pessoas com habilitação na categoria A (inclui carros e motos) cresceu 50,9% em 10 anos.
Com mais veículos do tipo circulando por Atibaia, é preciso alertar para os cuidados necessários aos motociclistas e motoristas. Os acidentes com motos são mais graves, pois os condutores estão mais vulneráveis.
Em Atibaia, já há nos principais semáforos, por exemplo, os bolsões para motos, aumento a segurança. Mas ainda há muita imprudência, especialmente dos condutores que realizam entregas. A pressa para cumprir os horários faz com que se arrisquem mais e estejam mais sujeitos a acidentes.
Segundo o Infosiga (sistema de monitoramento de acidentes de trânsito do Governo do Estado de São Paulo), Atibaia contabilizou entre janeiro e setembro deste ano 12 mortes no trânsito. Desse total, cinco eram motociclistas, três vítimas estavam em automóveis, três eram pedestres e um não consta o veículo.