Festa de Flores e Morangos de Atibaia recebe visita do governador do estado

Rodrigo Garcia visitou a tradicional festividade da colônia japonesa no feriado de 7 de setembro; 40ª edição da festa segue até dia 25.

Na quarta-feira, feriado de 7 de setembro, a 40ª edição da Festa de Flores e Morangos de Atibaia recebeu a visita do governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia. Ao lado de apoiadores, deputados e candidatos da região, o candidato à reeleição passeou pela tradicional festividade da colônia japonesa acompanhado do prefeito de Atibaia, Emil Ono. A festa, que normalmente acontece às sextas, sábados e domingos, contou com duas edições extras, no Dia da Independência do Brasil (quarta) e na quinta-feira (8).

 

 

Realizada em homenagem aos produtores rurais do município, a celebração começou no último dia 2 e vai até o dia 25, no Parque Edmundo Zanoni, das 9h às 18h. Além de festejar o recém-concedido título de Capital Nacional do Morango, esta edição comemora 40 anos da festa mais famosa da cidade, que volta com tudo em 2022 depois de ser adiada por dois anos em razão da pandemia de covid-19. Com tantos bons motivos para celebrar e atrações para toda a família, a festa deste ano é especial, o que ficou marcado já na cerimônia de abertura, prestigiada pelo Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, e representantes de importantes associações nipônicas, entre outras autoridades federais, estaduais e municipais.

Cultura nipônica, variedade gastronômica – com destaque para as delícias doces e salgadas que trazem morango na receita –, fascinantes arranjos e adornos florais, sem contar a oportunidade de comprar produtos de qualidade diretamente do produtor, são inúmeros os atrativos oferecidos pela festa, realizada pela Associação Hortolândia, com apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia.

Pavilhão de Exposições
Antes de entrar no Pavilhão de Exposições, o visitante passa por um torii, tradicional portal japonês encontrado na entrada de santuários xintoístas como símbolo da transição do mundano para o sagrado. Além de dar boas-vindas ao visitante, o torii do Parque Edmundo Zanoni marca a entrada na parte fabulosa da festa, obra-prima no final da escadaria adornada de sunpatiens que reúne os trabalhos dos artistas, paisagistas e decoradores Tadayuki Hanashiru, Aflânio Tomikawa, Yuri Kobayashi, Myoko Hiranaka e Akimasa Aoyama.

Na entrada do pavilhão, uma mostra fotográfica retrospectiva dessas 40 edições da Festa das Flores e Morangos relembra a história que começou, na verdade, antes da festa ser incluída no calendário oficial de comemorações da cidade, tempos em que a colônia japonesa promovia, de forma intermitente, a realização de uma feira agrícola no trevo da Rodovia Fernão Dias. Origem de alguns dos artistas que compuseram as obras expostas nos seis ambientes do pavilhão, Okinawa aparece ao lado da Pedra Grande, em paisagens afetivas que são um verdadeiro deleite para os olhos.

Adornado semanalmente com mais de um milhão de pétalas de flores – uma forma de renovar as energias e tornar a visita uma experiência única – o pavilhão de 1.500 m² traz ainda as populares suculentas, belas orquídeas e outras flores que resultam de tecnologia aplicada ao desenvolvimento de novas espécies, decorações com morangos e outros produtos na ala dos produtores agrícolas, delicados arranjos florais perfeitos para guardar aquela bonita lembrança da festa, sem contar os cenários com os tradicionais templos orientais conhecidos como pagode e as bonecas japonesas com kimonos confeccionados de flores, chamadas de kiku-ningyo.

Os visitantes ainda podem curtir as diversas atrações culturais que se apresentam no palco principal, aproveitar a variedade de produtos do mini shopping e as lembrancinhas de Atibaia no Salão do Artesão, além de desfrutar das atrações do próprio parque, como a paisagem de cartão-postal às margens do lago, passeios de pedalinho e playground para as crianças.

O endereço do Parque Edmundo Zanoni é Av. Horácio Netto, 1030 – Loanda e mais informações podem ser obtidas no site da festa: https://floresemorangos.com.br/ .