Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla reforça ações de inclusão

Atibaia vem intensificando investimentos na área e inaugurou recentemente a Academia Adaptada do Jd. do Lago e a Central de Intermediação em Libras.

Foto/SECOM

De 21 a 28 de agosto acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, este ano com o tema “Superar barreiras para garantir inclusão”, destacando a importância de que toda a população se envolva na luta para garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. A campanha é uma iniciativa da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), acontece desde 1963 e foi introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017.

Em Atibaia, a Prefeitura, sobretudo por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), vem intensificando investimentos para tornar a cidade cada vez mais acessível, com políticas públicas para promover a inclusão e o respeito, garantir oportunidades iguais para todos e transformar realidades.

Nesta semana, a Prefeitura inaugurou a Academia Adaptada do Jardim do Lago, a primeira do município. O espaço, ao ar livre, é totalmente adaptado para pessoas com deficiência (PCD), contando com equipamentos que apresentam biomecânica e oferecem conforto, além de praticidade, funcionalidade e versatilidade.

Em junho deste ano a Prefeitura também inaugurou a Central de Intermediação em Libras (CILA), no Centro, com o objetivo de garantir acessibilidade à comunidade surda ao oferecer um sistema de intermediação entre o munícipe surdo, o intérprete e o servidor municipal na prestação de serviços públicos.

Em 2021 o Poder Executivo havia criado um sistema de mapeamento das pessoas com deficiência em Atibaia, justamente para identificar seus diversos públicos, planejar ações voltadas aos desafios encontrados pela comunidade PCD no cotidiano e então providenciar as melhorias verificadas para atendimento de cada tipo de necessidade nos serviços oferecidos na cidade. Assim, foram realizados mapeamentos com pessoas surdas, com Transtorno do Espectro Autista e junto a pessoas com deficiência visual.

Vale lembrar que em meio à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla a Prefeitura, por meio do Centro de Atendimento e Apoio ao Desenvolvimento Educacional (CAADE), da Secretaria de Educação, realizará o 3º Fórum de Educação Inclusiva de Atibaia: Reflexões e Práticas, na próxima sexta-feira, dia 26 de agosto, das 8 às 12h e das 14 às 17h, no Centro de Referência de Educação “Prefeito Flávio Callegari” (Rua Bruno Sargiani, nº 100, Vila Rica).

O Fórum tem como objetivo propiciar, na rotina pedagógica, a reflexão sobre as práticas decorrentes das políticas de Educação Inclusiva do município. Já o CAADE tem entre suas atribuições: diagnosticar/avaliar precocemente as crianças com deficiência na rede municipal de ensino; promover formação continuada em teoria e práticas de Educação Inclusiva aos profissionais da rede; e acompanhar a implantação das ações de Educação Inclusiva nas escolas da rede.