Prefeitura inaugura primeira academia adaptada ao ar livre de Atibaia

Espaço fica no Jardim do Lago e conta com equipamentos adaptados, promovendo inclusão e acessibilidade.

Fotos/SECOM

A Prefeitura da Estância de Atibaia inaugurou oficialmente, nesta quarta-feira (17), a Academia Adaptada do Jardim do Lago, a primeira do município. O espaço, ao ar livre, é totalmente adaptado para pessoas com deficiência (PCD), contando com equipamentos que apresentam biomecânica e oferecem conforto, além de praticidade, funcionalidade e versatilidade.

Há seis equipamentos instalados no local, todos adaptados: barra alta giratória tripla cadeirante; máquina de bíceps; máquina de puxador alta; máquina de supino; simulador de remo individual para cadeirante; e voador dorsal com peitoral. Para as pessoas com deficiência, os exercícios físicos melhoram a condição cardiovascular, aprimoram a força, a agilidade, a coordenação e a flexibilidade motora. Além disso, na esfera social a implantação de uma academia ao ar livre adaptada promove maior oportunidade de socialização e autonomia ao público PCD.

A academia adaptada é resultado de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Enquanto o Estado cedeu os equipamentos, a Administração Municipal fica responsável pela manutenção do local e dos aparelhos.

Além do chefe do Executivo e do vice-prefeito estiveram presentes na cerimônia de inauguração a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Aracélia Costa; a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Atibaia, Magali Basile; o presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Mendes, e a vereadora Ana Paula Borghi; o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), Renato Batista Sozzi; entre outras autoridades.