Muito amor e dedicação na Semana Mundial da Amamentação

O último sábado, dia 06, foi muito especial para a ONG Consciência Solidária, com a realização do “Dia do Mamaço” que aconteceu na praça da Santa Casa, em Atibaia.

O evento contou com a presença do presidente e da presidente de honra da ONG Consciência Solidária, Enrique Castillo e dra. Lucila Hashimoto, da secretária de saúde de Atibaia Grazielle Bertolini, da vereadora Ana Borghi, do diretor técnico da Santa Casa, sr. Davi, da diretora da Santa Casa, Danielli, da nutricionista da Santa Casa, Ligia da colaboradora Claudia, da consultora tutelar Juliana Castillo, das enfermeiras e consultoras em amamentação Adriana Ikezire e Roberta Spera Priolli, da representante do Rotary Club de Atibaia Pedra Grande, Letícia Ferro, de representantes dos projetos Conta Comigo e Ninhal, gestantes, mães e profissionais de saúde.

“Foi um momento sensibilizador e de muito amor. Mamães amamentaram seus bebês e mostraram que o Agosto Dourado é um mês extremamente significante e que perdura para a saúde e qualidade de vida”.

Neste encontro foi enfatizada a importância de todas as autoridades e a sociedade civil estarem unidas por um propósito: incentivar o aleitamento materno, afinal o leite materno é o alimento de ouro.

Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno é o alimento ideal para todas as crianças, garantindo o desenvolvimento saudável do bebê até os dois anos de vida. A amamentação é um período importante para a mãe e o bebê, pois além da nutrição correta, envolve interação entre mãe e filho, com ações fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, estado nutricional e emocional do bebê.

 

Pode ser uma imagem de 8 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre

Agosto Dourado
O mês dedicado ao aleitamento materno começa com o Dia Mundial da Amamentação, celebrado em 1º de agosto. A data também marca o início da Semana Mundial de Aleitamento Materno, ação liderada pela Aliança Mundial para a Ação da Amamentação (WABA, em inglês), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). No Brasil, a campanha Agosto Dourado promove uma série de ações de conscientização e orientação a respeito do assunto, simbolizando o incentivo à amamentação por meio da cor dourada, relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite humano.

Banco de Leite de Atibaia
A Prefeitura de Atibaia, a ONG Consciência Solidária e o Rotary Clube Pedra Grande Atibaia assinaram, neste ano, o Termo de Cooperação Técnica para a implantação do Banco de Leite no município. A ação também marcou o primeiro passo para o Projeto CASAMAR – Casa de Aleitamento Materno de Atibaia e região, onde serão realizados atendimentos especializados, como consultas e exames, uma meta inserida no planejamento do governo atual.

Polo

UP

VIRTUS

T-Cross

Nivus

 

 

 

O Banco de Leite de Atibaia favorecerá cerca de 11 municípios, sendo essencial para a região, pois fornecerá leite materno pasteurizado a recém-nascidos, geralmente prematuros, em unidade de terapia intensiva, que não conseguiram mamar no seio materno. Também terá um trabalho de orientar a mãe ainda gestante nos cuidados do seio para amamentação, oferecendo apoio para a mãe em início de lactação que esteja com dificuldades, além de estimular a amamentação exclusiva até os 6 meses.

A ONG Consciência Solidária agradece a todos da Santa Casa de Misericórdia de Atibaia, da Prefeitura de Atibaia e da barraca de pastel e caldo de cana da Praça da Santa Casa que estiveram com a entidade nesta parceria incrível.