Ana Beathalter quer Atibaia com mais força política no Estado

Atualmente em seu primeiro mandato como vereadora, Ana Beathalter acumula quase 20 anos de experiência no Poder Público e na política.

O Atibaiense – Da redação

A eleição está próxima e as lideranças políticas de Atibaia estão definindo os nomes que estarão na disputa política. Um deles é o da vereadora Ana Beathalter (Patriota), de 41 anos, atuante parlamentar, e que agora se apresenta como pré-candidata a deputada estadual.
Graduada em Direito, pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil e pós-graduanda em Direito Constitucional e Administrativo, ela já foi secretária de Assistência Social em Atibaia (entre 2010 e 2012) e, na convenção do Partido Patriota, realizada em 23 de julho, aceitou o desafio de ser pré-candidata a deputada estadual, escolhida entre aproximadamente 160 pré-candidatos. Ana Beathalter é vereadora e presidente municipal do partido Patriota, e foi convidada a ser candidata a deputada estadual pela região bragantina visando o desenvolvimento das nossas bases partidárias em São Paulo. É uma honra tê-la como representante e futura deputada em nossas fileiras”, disse o presidente estadual do Patriota, João Duarte. “Seu compromisso com a linha ideológica de nosso estatuto tem se demonstrado extremamente relevante para alcançar tais objetivos”, completou.
Atualmente em seu primeiro mandato como vereadora, Ana Beathalter acumula quase 20 anos de experiência no Poder Público e na política. Entre 2003 e 2012 trabalhou na Prefeitura e em 2013 foi assessora parlamentar na Câmara Municipal, até ingressar na política, como candidata, em 2016. Concorreu ao cargo de prefeita naquele ano, obtendo mais de 10 mil votos, e em 2018 ao cargo de deputada federal. Foi eleita vereadora nas eleições de 2020, coroando um trabalho voltado principalmente à área social.
Quando perguntada sobre seu principal objetivo na política, ela logo respondeu, convicta: “melhorar a vida das pessoas, principalmente as que mais precisam”. “Conheço bem de perto as necessidades da população. Venho de família simples e sei quais são os desafios da nossa sociedade. Sinto-me preparada para assumir essa tarefa de lutar para mudar essa realidade. Quero uma Atibaia com mais força política”.

 

 

O Atibaiense – Você já possui uma boa bagagem política. Sente-se pronta para ser deputada estadual?
Ana Beathalter – Assim como em minha vida pessoal, na política fui conquistando espaço com muita dedicação e estou pronta para assumir esse desafio. É difícil superar barreiras, principalmente em um país como o nosso, mas com esforço, humildade e trabalho podemos mudar a triste realidade de milhares de pessoas que precisam de ajuda e desejam boas políticas públicas. Já fui candidata a prefeita em 2016, quando obtive mais de 10 mil votos. Em 2018 fui candidata a deputada federal, quando também obtive boa votação. Tenho compromisso com os bons destinos da nossa cidade e região, e aceitei o desafio quando fui convocada a disputar a eleição para deputada estadual. Sinto-me pronta e acredito que precisamos muito de representação.

O Atibaiense – Você falou de sua vida particular, que precisou superar barreiras. Como foi essa luta? Como sua família vê seu trabalho e sua aptidão para a política?
Ana Beathalter – Sou esposa, mãe de 2 filhos e tenho muitos parentes. Nossa família é grande. Somos todos muito unidos e, claro, nem todos são ligados em política, mas respeitam e apoiam meu trabalho. Quando jovem eu morei na roça e cheguei a ordenhar vaca, fazer manteiga e queijo. Já trabalhei como doméstica, garçonete, auxiliar de escritório e de cozinha. Nada disso me impediu de estudar e fazer a faculdade de Direito. Sempre gostei de política, mas foi em meados de 2015 que me senti melhor preparada e comecei a me engajar, sempre com apoio dos amigos e familiares. Meu sonho sempre foi poder contribuir para melhorar a situação das pessoas, principalmente as que mais precisam, que sofrem preconceito e têm seus direitos tolhidos. A política permite isso e é essa chama que continua acesa em meu coração. Continuo lutando para alcançar meus objetivos.

O Atibaiense – Você já é vereadora. O que espera com sua possível ida a Assembleia Legislativa?
Ana Beathalter – Como deputada, vou fortalecer a cidade politicamente e terei mais condições de conseguir melhorias efetivas. O vereador, apesar de ser a voz da população da cidade, tem uma série de limitações e, na prática, tem poucos instrumentos para mudar a realidade local e de executar ações. Com um deputado na Assembleia Atibaia terá muito mais representatividade e, consequentemente, maior probabilidade de conquistar verbas e de ser beneficiada com boas políticas públicas.

O Atibaiense – Como avalia sua atuação como parlamentar
Ana Beathalter – Costumo dizer que sempre me pauto pelo equilíbrio e sempre procuro ser mais justa possível. Meus posicionamentos são sempre incisivos pois estudo as matérias e converso bastante com a população antes das tomadas de decisão. O vereador precisa ouvir mais a população, saber os seus anseios.

O Atibaiense – Como você pretende atuar na Assembleia Legislativa?
Ana Beathalter – O papel do Poder Legislativo é fiscalizar os atos do Executivo, lutar pelos interesses da população, pela aplicação adequada dos recursos públicos e, claro, por boas políticas públicas. Certamente o trabalho de deputado é diferente, inclusive tem mais responsabilidade, mas nosso compromisso com a população será sempre o mesmo. Existe uma particularidade da atribuição do deputado que é a possibilidade de destinar verbas vias emendas parlamentares aos municípios. Em comparação com o vereador, o deputado tem muito mais força política e melhores condições para implementar melhorias nos municípios. Temos necessidades prementes e destinar verbas para os locais certos será uma importante conquista para Atibaia e demais municípios que necessitam.

O Atibaiense – Como você avalia Atibaia no contexto político regional?
Ana Beathalter – Há muito tempo não temos um deputado que seja de Atibaia, e isso faz muita falta, pois a cidade acaba sendo preterida, muitas vezes. Como na maioria das cidades, temos problemas nas áreas da saúde, mobilidade urbana, infraestrutura e segurança pública, para citar alguns. Atibaia é uma típica cidade que cresce sem o planejamento devido e um deputado da cidade pode ter a força necessária para contribuir na construção de uma nova política.

O Atibaiense – Quais são as necessidades mais urgentes das cidades da região?
Ana Beathalter – A área da Saúde é uma das que mais precisam de melhorias. O sistema “Cross”, que organiza a regulação de recursos disponíveis na saúde pública, precisa ser aprimorado. Temos casos urgentes de pacientes que não podem esperar exames ou atendimento e ficam aguardando por muito tempo a central de regulação decidir seu destino. Isso precisa ser reavaliado. Temos desafios também na educação, habitação, segurança e transporte público. As cidades sofrem com infraestrutura deficitária, sem contar que os serviços públicos não chegam a todas as pessoas.
“Agradeço essa oportunidade, costumo dizer que a política exige seriedade e responsabilidade. O político precisa estar do lado da população, conhecer de perto sua realidade e saber seus anseios. Infelizmente, não é isso que acontece na grande maioria dos casos. Temos que pacificar a sociedade e oferecer melhores condições para os que mais precisam”, finalizou.