Volta às aulas em Atibaia: rede municipal de ensino inicia segundo semestre

Após período de férias, mais de 15 mil alunos da rede municipal de ensino retornaram às salas de aula.

Na quarta-feira (20), mais de 15 mil alunos da rede municipal de ensino retornaram às salas de aula em Atibaia. Após o período de recesso escolar, de 4 a 19 de julho, as escolas municipais deram início ao segundo semestre do ano letivo de 2022. Durante as férias, enquanto os alunos puderam usar a plataforma digital gamificada EduConecte Atibaia para continuar aprendendo, os professores e profissionais da educação participaram de ações preparativas de retorno às aulas realizadas pela Secretaria de Educação.

 

 

Nesse período, os alunos do ensino fundamental e EJAI – Educação de Jovens, Adultos e Idosos tiveram a possibilidade de utilizar os tablets recebidos por meio do programa municipal de tecnologia educacional Educonecte para acessar as trilhas de aprendizagens, jogos, videoaulas e atividades práticas de férias oferecidas pela Secretaria de Educação e disponibilizadas na plataforma digital. As atividades de férias tiveram como objetivo sensibilizar os estudantes, motivando-os a explorar a inovadora ferramenta tecnológica.

Dentro das ações de implementação do Currículo Municipal, os professores ingressantes na rede participaram de um processo de formação realizado na semana passada, entre 11 e 15 de julho. Já nos dias 18 e 19, a ação de formação envolveu todos os servidores da educação na inovadora prática reflexiva “Formação em Rede – Comunidade de Aprendizagem”. Realizada em várias modalidades e abrangendo vários segmentos, a prática buscou promover a integração de técnicos, gestores e docentes de forma a potencializar a disseminação em rede do conhecimento.

Os investimentos da Administração Municipal em Educação, além de manterem Atibaia como referência na área, têm possibilitado uma evolução constante dos indicadores. Em 2021, o município alcançou 5,7 no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) – seu maior índice na série histórica e bem acima da média nacional, de 5,03 – e recebeu o Selo Compromisso com a Educação, concedido pela ONG Todos pela Educação a cidades que priorizam a Educação na gestão pública, duas importantes conquistas que refletem esses avanços.