Secretaria de Saúde ganha menção honrosa em congresso estadual por vacinação contra Covid-19

Esquema de imunização da população em situação de rua e de abrigo em Atibaia foi elogiado e será apresentado em congresso nacional em Campo Grande (MS).

A Secretaria de Saúde de Atibaia recebeu menção honrosa no 35º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo pela estratégia de vacinação contra Covid-19 da população em situação de rua e de abrigo, classificando-se para apresentar o trabalho no Congresso Conasems em Campo Grande (MS), entre os dias 12 e 15 de julho.

 

 

Muitos foram os desafios para organizar a vacinação dessa população em pontos específicos do município ou no abrigo, mas com o apoio da equipe de abordagem da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – SADS, foram vacinadas 25 pessoas em situação de rua, 37 pessoas do abrigo e 14 profissionais que prestam serviço no local. Após essa primeira experiência, foi realizada nova ação para vacinar as pessoas que não tiveram oportunidade nesse primeiro momento.

A vacina utilizada foi a da fabricante Janssen, escolhida pelo fato de ser uma única dose, pois dificilmente a pessoa voltaria para tomar a segunda dose.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Atibaia, a vacinação na população em situação de rua foi bem aceita por essas pessoas e, além de realizar a imunização, foram dadas orientações sobre a Covid-19 e sobre eventuais dúvidas relacionadas à saúde que surgiram nos atendimentos. A organização de ações para esse público para o controle da Covid-19 deve ser prioritária, tendo em vista as condições de vulnerabilidade e o possível aumento de pessoas nas ruas durante a pandemia.

Muitas estratégias foram adotadas no município para vacinação da população em geral, como livre demanda, agendamento pelo site da Prefeitura e por mensagem de aplicativo. Segundo dados atualizados nesta terça-feira (5), Atibaia aplicou um total de 400.310 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 142.209 de primeira dose, 133.168 de segunda, 121.282 em dose adicional e 3.651 de dose única.