Saulo Pedroso fala da importância de representatividade do município na política nacional

O agora candidato a deputado federal conversou com o jornal O Atibaiense e falou ainda sobre pautas que vem debatendo em sua pré-campanha. Na foto estão Gilberto Kassab e Saulo Pedroso

O Atibaiense – Da redação

 

A candidatura de Saulo Pedroso a Deputado Federal foi oficializada na última sexta-feira (22), pela convenção partidária do PSD. Realizada na capital paulista, o evento reuniu filiados e apoiadores e contou com a presença do presidente nacional do PSD, o ex-ministro Gilberto Kassab.

“Precisamos de alguém com a essência do nosso povo, que conheça de perto os desafios e que esteja sempre perto do dia-a-dia das cidades. E nossa região vai ter essa oportunidade. Escolher alguém que só vemos na TV, que nem sabe onde fica nossa região, fará que nossa região continue sendo a segunda mais pobre do nosso Estado”, destacou Saulo.

 

 

 

A candidatura do ex-prefeito de Atibaia tem o apoio de Gilberto Kassab que destacou sua trajetória. “A região vai ter a oportunidade de escolher como Deputado Federal uma pessoa jovem, mas que está carregada de experiência. Bom amigo, leal e companheiro, preparado para ser Deputado Federal. Já teve experiências das mais diversas possíveis e se saiu muito bem. Eu acredito na vitória do Saulo e vou trabalhar para a vitória do Saulo. É um candidato que tem tudo pra se eleger”, disse Kassab.

“É uma honra poder ser candidato a Deputado Federal e ter a oportunidade de representar a nossa cidade e nossa região no Congresso Nacional. Vivi de perto, como prefeito, a falta que faz um Deputado que trabalhe pelos interesses dos nossos municípios”, afirmou Saulo Pedroso.

Embora a campanha eleitoral tenha início somente em 16 de agosto, as convenções partidárias devem acontecer até o próximo dia 5. Segundo a Justiça Eleitoral, são nessas reuniões de filiados que são escolhidos os candidatos e as definições dos números com o qual cada candidato irá concorrer.

Saulo foi prefeito de Atibaia por dois mandatos, acumulou grandes realizações, como o forte investimento em segurança pública com a implantação da Muralha Digital e do COI – Centro de Operações e Inteligência. Assim como o investimento  em infraestrutura (foram mais de 60 regiões asfaltadas, assim como duplicação e revitalização de importantes vias como a Alameda Lucas e a Avenida Jerônimo de Camargo) e Educação entre as 20 melhores do país e entregou mais de 1600 unidades habitacionais.

 

 

O investimento de mais de R$ 130 milhões em Saneamento foi o maior da região. Na Saúde, inaugurou a UTI da Santa Casa e o Pronto-Socorro Infantil. Também construiu a maior unidade de saúde do município, no Santa Clara.

Todos esses investimentos garantiram a Atibaia posição de destaque nos mais diversos temas e evidenciaram o trabalho de Saulo. Sua candidatura tem recebido o apoio de importantes lideranças não só da região, como de todo Estado, incluindo prefeitos, vereadores, deputados estaduais, entre outras.

Saulo Pedroso concedeu entrevista ao jornal O Atibaiense para falar sobre seu trabalho e as pautas que vêm debatendo na pré-campanha, focada em três grupos diferentes.

Com trabalho voltado para 157 cidades do Estado, em um raio de cerca de 200 km de distância de Atibaia, Saulo tem uma pauta para Atibaia, uma para a região mais próxima, que engloba 29 cidades (de Mairiporã até Mogi Guaçu e de Itatiba a Igaratá. Baixa Mogiana, Circuito das Águas e Região Bragantina) e ainda pauta temas de interesse de toda a população, como por exemplo a Reforma Tributária, que afeta a todos.

“Tenho uma pauta para Atibaia e andando pela cidade é uma única debatida. Estou sendo muito bem recebido. Tenho visto uma certa inquietação com relação ao atual governo, mas as pessoas estão começando a separar. Tenho trabalhado isso nas reuniões, deixando claro que o governo municipal não tem nada a ver com o meu projeto para a cidade. São dois grupos diferentes, dois projetos diferentes”, comentou.

Saulo falou ainda que, quando prefeito, sentiu a falta de um deputado federal da cidade durante mandato.  “Durante os meus dois primeiros anos de mandato (2013-2014) o Roberto Santiago era deputado federal. Ele não foi reeleito e cidade ficou 6 anos sem deputado, mas colhemos frutos desses dois anos do Santiago nos anos seguintes. Quando chegou no segundo ano do segundo mandato, porém, começamos a sentir mais a falta do deputado da cidade. Aquele ritmo de trazer verbas, projetos, recursos para pavimentação, para construção de creches, para saneamento, já não tínhamos mais sem um representante. Conseguimos até recursos do Ministério da Justiça para equipar a Guarda Civil Municipal quando tínhamos deputado federal”.

Saulo explica que há demandas que aparecem ao longo do tempo, conforme cidade vai crescendo e se desenvolvendo. “Se tiver deputado em Brasília para dar vazão a esse tipo de demanda, sabemos que o deputado aproveita para levar para sua base, sua região. Nós perdemos a referência, não conseguimos mais recursos em Brasília. Qual pauta o atual governo tem trabalhado em Brasília? Não tem. E não tem ligação, ninguém trabalhando por isso”.

“Eu tenho falado muito em minha caminhada sobre a construção da terceira faixa para a Dom Pedro I e a Fernão Dias. Isso é obrigação. A concessionária anunciou agora a terceira faixa entre Mairiporã e Bragança Paulista na Fernão Dias. Vai investir mais de R$ 300 milhões agora. A questão é: em que layout? Qual aspecto disso no acesso aos bairros de Atibaia, por exemplo? Por que não aproveita isso e resolve acesso aos bairros? O acesso ao Imperial? Por que não aproveita esse investimento e já não resolve a demanda da cidade? Daqui a pouco vão debater a terceira faixa da Dom Pedro I. Por que já não aproveita e resolve o acesso ao bairro dos Pires, ao São Felipe, da entrada da cidade na Jerônimo de Camargo pela Dom Pedro?”, questiona.

Para Saulo, quem tem que cobrar isso é o deputado que representa a cidade e a região.  “Esse é trabalho da política local com apoio do deputado. Tem que ter o olhar e preocupação do prefeito e vereadores da cidade. Tem que estar focado. Só se resolve com apoio da política, sem deputado não consegue. Tenho discutido isso, conversado com lideranças políticas da cidade”.

Saulo comenta que busca refletir com as pessoas a questão da distância, ao falar de candidatos de fora que fazem campanha na cidade em épocas de eleição. “Deputado que não faz parte da rotina da cidade tem essa distância com a realidade. Quando falo sobre isso fica muito claro para todos. Evidente que aqui em Atibaia tem desgastes acumulados por ter sido prefeito. Tem demandas pontuais da cidade, que geraram alguma expectativa, não foram resolvidas. Mas quando provoco a cidade nesse sentido, da oportunidade de ter um deputado daqui, fica muito claro para todos. O cargo de deputado tem a ver com representatividade. Quando vou escolher um deputado é o cargo da representatividade. A pessoa que leva meus anseios, as minhas demandas, é o vereador, o deputado estadual e o deputado federal”, destaca.

UNIDADE

Saulo Pedroso tem buscado construir uma pré-campanha de unidade e conversou com todas as lideranças partidárias da cidade. “A cidade votar ou não é outra conversa. Mas precisa saber que tem candidato de unidade. Não estou sendo candidato para fazer recall de voto, para testar força e potencial de voto. “Para deputado federal que eu saiba sou único pré-candidato da cidade. Mas para estadual devem sair oito que eu saiba. Estão de olho na eleição de 2024. O que é bobagem. Se tivesse consenso e unidade para uma candidatura de estadual e uma de federal, nós teríamos os dois eleitos”.

Apesar de buscar a unidade, Saulo não fará dobrada com ninguém da cidade.  “Houve conversa com todos e único pré-candidato que teve gesto respeitoso de dizer que não vai trazer dobrada de fora foi o Adriano Bedore. Nenhum outro teve interesse, e procurei todos”.  Para Saulo, “o que vai acontecer é que vão trazer federal de fora, para trazer dinheiro e pagar a campanha. Estão viabilizando campanha sem voto, sem chance de ganhar e sem recurso. Aí vão vender a esperança de ter voto aqui para conseguir o apoio”.

DOBRADA

A dobrada de Saulo na campanha deverá ser com o já deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania), de Campinas. “Não construímos unidade na cidade e tenho que fazer movimento na política para ter voto onde não tenho, que é Campinas”.

Mas Saulo terá ainda outras dobradas em outras cidades. “Temos em todas as frentes que estamos abrindo, apoiador do PT, do PL, do MDB. Tenho dobrada com estadual que é de esquerda, tenho dobrada que é de direita. Como somos de centro, temos como dialogar com todo mundo”.

Para governador, o PSD fechou o apoio ao Tarcísio de Freitas e, para presidente, a sigla decidiu liberar seus pré-candidatos para apoiarem quem considerarem melhor.  “Estamos construindo dentro do partido uma agenda de reformas para o país que a bancada federal de deputados vai lutar para viabilizar independente de quem seja o presidente eleito”.

“Independente do resultado, no dia seguinte o país vai estar dividido. Problema disso é que na ponta está o povo brasileiro sofrendo com desemprego, inflação, miséria. O PSD tem trabalhado para ter uma posição na Câmara dos Deputados para garantir pauta de prosperidade no Brasil. Centro é importante se tiver boas pessoas. É preciso trazer para a linha de frente do centro quem tem conteúdo e bagagem. Trazer pessoas responsáveis é a saída do país. Quem vai dar governabilidade é o centro. Rumos do país serão direcionados na qualidade da composição do centro”.

O PSD está avaliando que pode ter a terceira maior bancada de deputados federais. O Congresso, atrás apenas das siglas dos dois principais pré-candidatos a presidente: PT e PL.

BANDEIRAS

Entre as bandeiras da pré-campanha, Saulo diz que uma delas é o hospital regional. O hospital de Atibaia, que hoje está com obra parada por decisão da Justiça, poderia ser esse equipamento para atender a região.

“Trabalho a bandeira do desenvolvimento, de geração de emprego e renda, identificando o perfil de cada região e traçando um Plano Diretor de desenvolvimento. O eixo Dom Pedro e Fernão Dias tem perfil de indústria e é interessante para nós indústrias da tecnologia, não poluentes. Circuito das Águas, por exemplo, é difícil potencializar a indústria. Para lá seria importante trabalhar a estruturação do turismo de aventura, gastronômico, rural. Baixa Mogiana tem potencial também para geração de emprego na indústria. São cidades que estão encostadas no Sul de Minas e ainda não têm um perfil. Temos potencial enorme e governador tem que ter um olhar mais atento para essa região”.

TRABALHO DO DEPUTADO

Saulo avalia que um deputado federal deve focar em três frentes.  “Deputado traz recursos e investimentos para a cidade. Ajuda a construir estratégia de crescimento e desenvolvimento de uma cidade ou região e leva para dentro da Câmara dos Deputados o sentimento da população que ele representa para debater temas de interesse nacional. São três coisas: trazer recursos, discutir um plano de desenvolvimento e debater temas de repercussão nacional”.

Saulo fala ainda de representatividade. A votação pesa. “Dependendo do deputado, da quantidade de votos, é um tempo para ser liberada a verba para a cidade. Estou trabalhando para ter de 120 a 130 mil votos. Se for eleito com 120 mil votos, mas aqui em Atibaia eu tiver 5 mil, perco a representatividade. Preciso sair daqui com 30 a 35 mil votos. Cidade tem condições de entregar cerca de 45 mil votos”, avalia.

A bancada também pesa. Bancada pequena de deputados tem um peso menor. Já bancadas grandes, como do PSD, há mais força com o governo federal.

IMPORTÂNCIA DA POLÍTICA

Para Saulo, a política faz parte de nossa vida, quer a pessoa goste ou não.  “Para a pessoa que fala que não gosta de política eu digo que é na política que as coisas acontecem. Se você quer viver num país melhor, numa cidade melhor, numa rua melhor, precisa fazer um gesto na política. Se você não participar, tem que aceitar o que for decidido, o que acontecer, sem reclamar”.

Saulo também destaca que não tem qualquer impedimento para disputar a eleição.  “Tenho processos que são decorrentes do fato de ter sido prefeito, mas nada que me impeça. Não enquadram na lei de inelegibilidade”.

Para finalizar, Saulo pediu reflexão da população. Quero aproveitar a oportunidade de estar aqui na sede de um dos principais e mais importantes veículos de comunicação da cidade e deixar esse pedido de reflexão para a população sobre a oportunidade única da cidade ter um representante em Brasília lutando pela cidade. A decisão do voto vai da cabeça de cada um, mas tem que fazer essa reflexão”.