Projeto de Lei que denomina o Centro Cultural “Jesus Chedid” é aprovado

Prefeito foi o responsável pela compra, restauração do prédio e a transformação do local em maior equipamento para a Cultura da cidade.

O Centro Cultural receberá o nome “Prefeito Jesus Adib Abi Chedid”, falecido em 2 de junho de 2022. Uma homenagem à pessoa que lutou arduamente para que o prédio fosse restaurado, perpetuando na história e na memória do povo bragantino.

O Projeto de Lei nº 46/2022, de autoria do atual Prefeito Prof. Amauri Sodré, foi aprovado nesta terça-feira (12/07), na sessão da Câmara Municipal de Bragança Paulista.

 

 

Com a aprovação, o Centro Cultural passará a levar o nome de Jesus Chedid e o teatro que fica dentro do complexo cultural passará a oficialmente ter o nome de Carlos Gomes. A denominação oficial “Carlos Gomes” ao teatro foi protocolada na Câmara Municipal nesta terça-feira (12/07). O Projeto de Lei do Executivo oficializa a denominação já utilizada, lembrando o compositor histórico da cultura brasileira.

Quem passa pelo Centro Cultural, no Centro de Bragança Paulista, e não conhece a sua história, não imagina que aquele prédio quase deixou de existir. Construído no final do século XIX, com a promessa de ser um teatro à frente de seu tempo, o prédio passou por anos de glória, recebendo grandes espetáculos.

O Teatro Carlos Gomes foi à falência na década de 1920 e diversos coproprietários manifestaram interesse em transferirem suas partes do Teatro à Câmara Municipal, para que esta zelasse pela manutenção do prédio. Por fim, a Câmara acabou adquirindo o local e adaptando-o para receber um colégio católico para a formação de meninos. Assim, por volta de 1925 e após grandes intervenções na sua estrutura colégio conferindo ao prédio seu desenho atual, o local se transformou no Colégio São Luiz, escola mantida pela Diocese de Bragança Paulista. O Prefeito Jesus Chedid foi um dos alunos da prestigiada instituição de ensino.

 

 

As atividades do Colégio São Luiz foram encerradas em 1968. Dos anos 70 em diante, o prédio abrigou inúmeras outras escolas, instituições e atividades, com destaque para a primeira sede da Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista, hoje FESB, e para o Colégio Técnico João Carrozo (1980-2000).

Na gestão do Prefeito Jesus Chedid, com o fechamento do colégio, o prédio foi tombado como patrimônio histórico e declarado, por meio do Decreto nº 12110/2002, de utilidade pública, para fins de desapropriação, sendo adquirido da Diocese de Bragança Paulista. Ainda em sua gestão, Jesus Chedid nomeou uma comissão específica com o objetivo de propor sugestões para a reforma e restauração do prédio (Decreto nº 13.228, de 20 de abril de 2005).

Em 2005, o prédio foi comprado pela Prefeitura. Após anos abandonado e alvo de constantes invasões e depredações, em 2010 chegou a pegar fogo e ficar praticamente em ruínas. A Prefeitura de Bragança Paulista anunciou, em 3 de janeiro de 2019, a retomada das obras de reforma e restauro daquele patrimônio histórico.

As obras de reforma e restauro no local foram executadas via convênio com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos – DADETUR, inclusive com convênios paralisados, que foram recuperados junto ao Governo do Estado graças ao empenho do Prefeito Jesus Chedid.

O Centro Cultural é o principal polo de difusão e fomento da cultura no interior de São Paulo graças à sua infraestrutura. São dois teatros – Carlos Gomes, com mais de 280 lugares e o teatro de Arena, para até 100 espectadores. Há ainda galeria de arte, salões de exposições, salas para oficinas, workshops e cursos, outros espaços totalmente adaptados para acessibilidade e a sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo também fica no complexo.

Também ficam no complexo salas de leitura, a biblioteca infantil, que conta com a Brinquedoteca e a Biblioteca Municipal “Dra. Adalzira Bittencourt”, com acervo de mais de 22 mil livros.