O primeiro grupo de teatro infantil de Atibaia

A estreia foi com as peças “Valente e Medroso” e “Os Inquilinos do Sr. Zacharias”, que subiu em cena dia 4 de setembro de 1904.

Márcio Zago

No décimo primeiro recital do Grupo Dramático Carlos Gomes, além da comédia “Por um triz”, o publico presente pode assistir as encenações do primeiro grupo teatral formado por crianças de Atibaia: O Grupo Dramático Infantil, iniciativa do Grupo Dramátio Carlos Gomes. A estreia foi com as peças “Valente e Medroso” e “Os Inquilinos do Sr. Zacharias”, que subiu em cena dia 4 de setembro de 1904. A atuação das crianças no palco não era novidade. Com frequência o público local acompanhava as apresentações dos pequenos atores Julia Lopes, de 11 anos e seu irmão Julho, de 9 anos, que pertenciam a uma companhia teatral que constantemente se apresentava na cidade. Lembrando que no ano seguinte a menina Guiomar Novaes, com apenas 11 anos, daria um recital de piano no Clube Recreativo Atibaiano.
Outro jovem pianista a se apresentar em Atibaia foi João de Souza Lima, com 15 anos. O primeiro circo genuinamente atibaiano, o Circo Oriente, também era formado exclusivamente por garotos. Nota-se uma enorme diferença no tratamento dado as manifestações infanto-juvenis da época em relação à atualidade. As atrações infantis eram tratadas, e anunciadas no jornal, com a mesma seriedade e formalidade dispensada aos adultos, contando inclusive com a participação deles na maioria dos espetáculos. Foi o caso do acompanhamento de Salles Bastos na apresentação de Guiomar Novaes ou a participação da mesma orquestra que sonorizava e peças teatrais dos adultos no grupo infantil. Fato que refletia o tratamento dado às crianças na época, que mais pareciam adultos em miniatura.
O entendimento do universo infantil e sua especificidade só surgiriam muitos anos depois. A primeira apresentação do Grupo Dramático Infantil foi um sucesso. No mês seguinte uma segunda encenação ocorreu no teatrinho do mercado. “O Atibaiense” anunciava: “Realiza-se hoje no nosso teatro um bem organizado espetáculo em benefício do ensaiador da Sociedade Recreativa Carlos Gomes, o Sr. Alexandre Paganelli. Trabalhará neste espetáculo o Grupo Dramático Infantil, levando a cena as seguintes peças: “Torturas de um Escravo” (!),drama em dois quadros; o entreato cômico intitulado “Os Dois Galegos Políticos”; finalizando com uma comédia denominada “O Cão do Nicolau”.
O espetáculo é extraordinário, portanto, quem não tem tido o prazer de assistir os trabalhos dos pequeninos amadores, habilite-se e aproveite desta única ocasião, correndo em massa ao teatro, e levando muitas palmas e muitas flores, não se esquecendo dos 2$000 da entrada que é o principal. Abrilhantará este espetáculo a excelente orquestra dirigida pela batuta do distinto professor Salles bastos. Ao nosso amigo o que lhe desejamos é uma enchente a cunha”.Uma semana depois o mesmo jornal publicava: “Com regular concorrência efetuou-se no dia 30 de outubro (1904) o espetáculo do Grupo Dramático Infantil em benefício do ensaiador Sr. Alexandre Paganelli. Foram levados a cena o drama “Torturas de um Escravo”, “O Cão do Nicolau” e “Os Dois Galegos Politicos”. No drama houveram-se com muita correção os meninos João Pierotti, Waldomiro e Orlando. Na comédia “O Cão do Nicolau” os meninos Pierotti, Waldomiro e Joviano trouxeram a plateia a constantes hilaridades. Impagáveis portaram-se os meninos Pierotti e Waldomiro nos “Dois Galegos Políticos”. Parabéns a esses pequenos atletas da vasta arena de Talma”.