Defesa Animal contabiliza mais de 1.600 cirurgias de castração neste 1º semestre

De acordo com balanço divulgado pelo Departamento de Defesa Animal, foram realizadas 1.347 cirurgias nos mutirões itinerantes mais 277 diretamente na sede do órgão.

Investindo intensivamente em políticas de saúde e bem-estar animal, a Prefeitura de Atibaia realiza uma série de ações direcionadas ao cuidado e proteção dos pets. O Departamento de Defesa Animal divulgou um balanço das ações realizadas no primeiro semestre de 2022 e os números são bastante expressivos: de janeiro a junho, foram 1.624 cirurgias de castração, 630 kg de ração repassados a entidades protetoras de animais do município, 163 ações de fiscalização, 78 resgates e 49 adoções de animais do Abrigo Municipal.

Além dos mutirões itinerantes, o Programa Permanente de Castração atende na sede do departamento animais resgatados pelo Abrigo Municipal e por protetores que atuam no município. Em 2021, quando as atividades foram retomadas após um período de suspensão devido à pandemia, foram realizadas 1.823 cirurgias gratuitas pelo Mutirão da Castração, mais 642 diretamente no departamento, localizado no bairro Morumbi. Apenas neste primeiro semestre de 2022, já foram seis edições e 1.347 cirurgias pelos mutirões, mais 277 diretamente no departamento, totalizando 1.624 castrações de cães e gatos. De acordo com a programação do departamento, ainda estão previstos mais seis mutirões até o final do ano.

Os seis mutirões realizados neste ano contemplaram os bairros do Morumbi, Portão, Alvinópolis, Maracanã, Caetetuba e Jardim Imperial. No segundo semestre, ele volta a acontecer no Departamento de Defesa Animal em julho e no Jardim Imperial em agosto, percorrendo os bairros do Itapetinga em setembro, Laranjal em outubro e Tanque em novembro. Para encerrar o ano, a última edição do Mutirão da Castração 2022 será na sede do departamento, em dezembro.

Abrigo Municipal
Outra importante frente de atuação é o Abrigo Municipal, que de janeiro a junho deste ano promoveu a adoção de 49 animais. Localizado no Boa Vista (Estrada Daniel Silveira, s/n), o equipamento público oferece acolhimento, cuidados veterinários e proteção a cães e gatos resgatados, intermediando o processo de adoção. Atualmente, a capacidade máxima de ocupação está entre 50 a 60 animais, desde cães e gatos, filhotes e adultos, até equinos, mas a Prefeitura está negociando a aquisição da área, o que permitirá reformar o espaço e ampliar a capacidade de atendimento.

Para quem tem interesse em adotar, o Abrigo Municipal funciona todos os dias, das 10h às 15h. A intenção de oferecer um lar a um animal abrigado também pode ser manifestada preenchendo formulário on-line disponível em bit.ly/CadastroAdocaoAtibaia .

“Doe amor, doe ração”
Já a ação solidária “Doe amor, doe ração” arrecadou mais de meia tonelada de ração, doada para cães e gatos resgatados por protetores e ONGs do município. A arrecadação, que acontece nos Mutirões da Castração como doação voluntária, também é realizada na sede do Departamento de Defesa Animal, localizado na Rua João Lozasso, 455 – Morumbi.

Para completar as iniciativas em prol dos direitos dos animais, o Departamento também realizou nesse período 78 resgates e 163 ações de fiscalização. O serviço de fiscalização pode ser acionado pelo munícipe pela plataforma digital Atibaia Sem Papel, disponível na versão web em https://atibaia.1doc.com.br/atendimento ou pelo aplicativo para celular 1Doc atendimento (veja links para download abaixo).

Link para baixar o aplicativo no Android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.a1doc.theioapp

Link para baixar o aplicativo no iOS:
https://apps.apple.com/br/app/1doc-atendimento/id1494746128