6º Festival Gastronômico de Atibaia contará com 59 estabelecimentos participantes

Festival acontecerá de 5 de agosto a 18 de setembro e desta vez elegerá os melhores combos gastronômicos.

De 5 de agosto a 18 de setembro a Prefeitura da Estância de Atibaia realizará mais uma edição do Festival Gastronômico, que em 2022 contará com 59 estabelecimentos participantes e elegerá os melhores combos gastronômicos. Os combos serão comercializados no valor fixo de R$ 79,90, terão que permanecer nos cardápios dos estabelecimentos durante todo o período do festival e necessitam conter três itens dentre quatro categorias: entrada, prato principal, sobremesa e bebidas.

Essa será a sexta edição do festival promovido pela Secretaria de Turismo do município e, diferentemente das anteriores, desta vez não haverá a exigência de que a receita contenha o morango, fruta símbolo de Atibaia – a “Capital Nacional do Morango”.

 

 

Outra novidade do festival em 2022 é que, graças a uma parceria da Prefeitura junto ao Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau (ARC&VB) e o Convém Supermercados, haverá uma premiação em vale-compras de mercadorias (com exceção dos produtos do Art. 10 do Decreto nº 70.951/72) da loja do Convém para os três estabelecimentos melhores classificados conforme a avaliação técnica do festival – com atribuição de notas para o atendimento do local e para o sabor, a apresentação e a criatividade da receita.

Além disso, três destaques populares – os três estabelecimentos mais votados pela internet (por meio de um link que será disponibilizado no site da Prefeitura) – também receberão um prato decorativo, pintado a mão pela artista Vasti Plumari, como reconhecimento pelo destaque no festival. E ainda coube à artista a pintura de pratos decorativos que serão entregues a todos os estabelecimentos inscritos no 6º Festival Gastronômico, para registro da participação nesta edição.

As avaliações serão realizadas: pelo público (votação on-line), que receberá um código com direito a um desconto de 30% nos vinhos de importação própria do supermercado parceiro do festival; e por avaliadores técnicos – profissionais da gastronomia caracterizados como clientes ocultos e que visitarão os estabelecimentos ou pedirão delivery. De acordo com a Secretaria de Turismo, a proposta da votação é que turistas e munícipes apreciem os pratos e prestigiem os estabelecimentos da cidade ao mesmo tempo em que também participam do festival como avaliadores.

 

 

Ainda conforme a Pasta, o objetivo do Festival Gastronômico é promover e valorizar a gastronomia do município. A quinta edição do festival, realizada de 31 de agosto a 3 de outubro de 2021, contabilizou 47 receitas inscritas, quase 5 mil pratos vendidos, cerca de R$ 149 mil aplicados diretamente em circulação no município, 21 bairros envolvidos e 2.327 votos que premiaram os melhores pratos doces e salgados, todos contando com o morango na receita.