Setor de serviços é o que mais cresceu em Atibaia

Em 2021 e no primeiro trimestre de 2022, Serviços foi a área que mais gerou empregos na cidade. No país, é destaque no crescimento do PIB. Foto Canva

O Atibaiense – Da redação

Atibaia tem se destacado no setor de Serviços, puxando para cima o saldo de geração de empregos na cidade. A área de Serviços é também destaque no país. O crescimento de 1% no setor de serviços foi o principal responsável pelo avanço da economia do país, na passagem do último trimestre de 2021 para o primeiro deste ano. O Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, teve crescimento de 1% no período.
De acordo com dados divulgados na quinta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um dos destaques foi o segmento de outros serviços, que inclui trabalhos presenciais prestados às famílias, como alojamento e alimentação, e que cresceu 2,2%. Outro destaque entre os serviços foi o grupo transporte, armazenagem e correio, que cresceu 2,1%. Já o comércio avançou 1,6%. Serviços relacionados a viagens também cresceram.
Em Atibaia, o setor de Serviços é o que mais cresce desde janeiro de 2021. Dados do Novo Cageg (Cadastro de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, mostram que essa é a área que mais está gerando empregos na cidade.
No ano de 2021, o setor foi o responsável pelo maior saldo positivo de geração de empregos. De janeiro a dezembro de 2021, o setor apresentou saldo de 1.208. Houve 8.128 admissões nessa área no ano. O estoque de vagas de Serviços era de 18.815 no ano passado. O estoque é a quantidade de empregos com carteira assinada no município.
No primeiro trimestre de 2022, o saldo total foi de 915 e somente Serviços foi responsável por 764. Entre janeiro e março de 2022, foram admitidas 3.105 pessoas na área. O estoque este ano cresceu e estava, em março, em 19.579.
A quantidade de empregos com carteira assinada na área de Serviços é a maior da cidade.

ABERTURA DE EMPRESAS
A abertura de novas empresas também tem crescido em Atibaia, colaborando com a geração de empregos e de renda. No primeiro trimestre de 2021 foram abertas 1.155 empresas na cidade. Foram 392 em janeiro, 387 em fevereiro e 376 em março.
Já no primeiro trimestre deste ano, são 1.338 novas empresas, sendo 411 em janeiro, subindo para 464 em fevereiro e 463 em março.
O estoque de empresas na cidade é de 22.207 ativas, com dados de março.

QUEDA DE DESEMPREGO
O desemprego caiu 0,7 ponto percentual no trimestre encerrado em abril em comparação com o trimestre anterior e 4,3 pontos percentuais na comparação anual, e fechou o período em 10,5% – menor taxa para um trimestre encerrado em abril desde 2015, quando a desocupação ficou em 8,1%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada em 31 de maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O número de pessoas ocupadas chegou ao recorde histórico de 96,5 milhões – a maior taxa da série iniciada em 2012, com um aumento de 1,1% na comparação trimestral. A alta foi de 1,1 milhão de pessoas no trimestre e de 9 milhões de ocupados no ano.
A população desocupada foi estimada em 11,3 milhões de pessoas, uma queda de 25,3% no ano. De acordo com a coordenadora da pesquisa, Adriana Beringuy, a queda na desocupação vem se mostrando sustentada desde o trimestre encerrado em julho de 2021, com avanços nos setores de transporte, armazenagem e correio, administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais.
O nível da ocupação, que representa o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, foi estimado em 55,8%, uma alta de 0,5 ponto percentual na comparação trimestral e de 4,8 pontos percentuais ante igual trimestre do ano anterior.
Já a força de trabalho, que soma as pessoas ocupadas e as desocupadas, foi estimada em 107,9 milhões de pessoas, um aumento de 0,4% em comparação ao trimestre encerrado em janeiro e de 5,1% frente ao mesmo trimestre de 2021. Este é o maior contingente de pessoas na força de trabalho da série.