Polícia de Atibaia aumenta efetividade em ocorrências de tráfico de drogas

Houve crescimento no total de ocorrências de tráfico registradas até abril, em comparação com igual período de 2021.

O Atibaiense – Da redação

A polícia de Atibaia está mais efetiva no combate ao tráfico de drogas. Entre janeiro e abril, foram 60 registros, aumento de 3,45% com relação ao mesmo período de 2021. Na comparação com 2020, crescimento foi de 22,4%. As estatísticas são da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).
O crescimento no total de ocorrências não significa que aumentou o tráfico de drogas na cidade, mas sim que as forças policiais estão realizando mais flagrantes, prisões e apreensões de drogas, já que há aumento no registro. É o que o sistema da SSP chama de efetividade policial.
Algumas ocorrências chamaram a atenção este ano, incluindo três delas recentes, registradas pela Polícia Rodoviária Federal na Fernão Dias. Em 12 de abril, durante fiscalização de rotina, um ônibus foi parado e durante a fiscalização, desconfiaram de uma passageira. Ao verificarem a bagagem dela, havia um total de 18,7 kg de drogas, sendo dois tabletes de cocaína pesando total de 2,040 kg, dois tabletes de crack pesando 2,054 kg e 18 tabletes de maconha pesado total de 14,744 kg. A mulher foi presa em flagrante.
Em 19 de abril, a equipe do Grupo de Patrulhamento Tático, junto com o canil do 1° BAEP realizavam abordagens, quando deram ordem de parada a um ônibus de passageiros que fazia linha São Paulo/SP x Januária/MG. Os policiais encontraram na mochila de um passageiro dez tabletes de pasta base de cocaína, pesando ao todo 10 kg. O homem foi preso em flagrante.
A ocorrência mais recente foi em 16 de maio e ainda não consta das estatísticas divulgadas. Uma equipe da PRF deu ordem de parada a um ônibus de viagem que fazia a linha São Paulo x São Francisco/MG e, durante a inspeção, os policiais encontraram uma bolsa com 18 kg de cocaína. O proprietário foi identificado entre os passageiros e preso.
A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal também têm registrado ocorrências constantes de tráfico, com diversos B.O.s semanais. Na semana passada, por exemplo, foram apreendidas mais de 1.000 porções de drogas pela PM. Em uma das ocorrências de março, a Guarda Civil Municipal apreendeu mais de 1.100 porções de drogas.

PRISÕES
Segundo os dados da SSP, também houve registros significativos de prisões nestes quatro primeiros meses do ano. A polícia de Atibaia lavrou 152 flagrantes, foram presas 179 pessoas em flagrante e outras 91 por mandado em quatro meses e foram efetuadas 258 prisões. No mesmo período em 2021, foram 242 prisões efetuadas. O aumento foi de 6,6% em relação ao ano passado.

OUTROS CRIMES
Apesar de haver maior efetividade policial, houve crescimento de alguns crimes com relação aos quatro primeiros meses de 2021. Os casos de roubo dispararam, crescendo 56,6%. Também aumentaram na comparação entre abril deste ano (26 casos registrados) para março deste ano (20 casos).
Os roubos de veículo tiveram alta de 25% com relação ao primeiro quadrimestre de 2021, mas caíram na comparação de março e abril deste ano (de 9 para 5 casos).
Os furtos de veículos tiveram aumento de 27,2% com relação ao mesmo período do ano passado e os furtos em geral cresceram 21%.
Atibaia também apresentou mais crimes violentos na comparação entre 2021 e 2022. No ano passado, foi registrado um homicídio em abril. Este ano, de janeiro a abril foram três casos. Número é igual ao total de casos do ano passado inteiro.
Em 2021 não houve casos de latrocínio (roubo seguido de morte) na cidade. Este ano, houve o registro da professora morta durante assalto a sua casa em abril.