Ginastas de Atibaia participam de competição em Montevidéu

Atletas da Associação Desportiva Atibaiense participaram da XXI Copa Olímpia de Ginástica Artística, no Uruguai, trazendo excelentes resultados para a cidade.

Mais uma vez, atletas de Atibaia levaram e elevaram o nome da cidade para fora do país. A equipe de ginástica artística da Associação Desportiva Atibaiense esteve em Montevidéu, Uruguai, para participar da XXI Copa Olímpia da modalidade, trazendo excelentes resultados.

A equipe de Atibaia foi composta por 16 atletas de 8 a 18 anos, todas preparadas e treinadas pela ADA, associação que conta com a parceria da Prefeitura. Esse torneio é um momento de integração, onde as atletas se encontram com outros ginastas e podem realizar uma troca de conhecimento, e também é uma forma de avaliação do desempenho de cada aluna.

Mesmo sabendo de toda dificuldade em disputar com atletas de alguns países da América do Sul, como Peru, Argentina e Uruguai, as ginastas de Atibaia conquistaram excelentes resultados, em três níveis diferentes da competição.

No nível 1, contando como categoria Infantil A, de 9 a 10 anos, a ginasta Sarah Schievenin Gonçalves conquistou a 3ª colocação entre 55 atletas que disputaram essa categoria. Heloísa Pinheiro de Souza, Loretta Fontana Porto Pereira e Aline Hadassa Hernandes Pinheiro ficaram nas posições 11ª, 14ª e 27ª respectivamente.

Na categoria Infantil B, de 11 a 12 anos, as ginastas de Atibaia Isabella Ferreira Xavier e Isadora Moraes Silva conquistaram o 2º lugar, ambas empatadas com a mesma pontuação. A atleta Maria Eduarda Oliveira de Freitas ficou na 3ª colocação e Ana Carolina de Oliveira Pereira em 9º lugar entre 43 atletas.

Entre as ginastas de 13 a 15 anos, que disputaram a categoria Juvenil, Atibaia ficou em 4º lugar com Maria Eduarda de Oliveira Pereira, seguida de Marcela de Sá Yamacita; na 9ª colocação, Yasmin Stella Araújo Vieira fez bonito na disputa com 20 participantes. Já na categoria Adulto (acima de 16 anos), Atibaia conquistou 1º e 2º lugares com as ginastas Paula Gabriella Balbina Matias e Mirella Moura de Souza, disputando com mais 7 atletas.

No nível 2, categoria Juvenil (13 a 15 anos), a ginasta Jennifer da Costa Martins conquistou a 5ª colocação em uma disputa com 42 atletas participantes. E, no nível 3, categoria Juvenil (13 a 15 anos), Ana Clara Alves de Araújo competiu com mais 28 atletas, conquistando também a 5ª posição.

Na categoria Adulto, acima de 16 anos, a atleta Gabriella Machado Santos ficou em 11º lugar, competindo com mais 41 ginastas.

O projeto de Ginástica Artística em Atibaia começou no ano de 2018 apenas com 5 atletas e, atualmente, conta com 180 ginastas entre crianças, jovens e adultos. As aulas acontecem na sala de ginástica do CIEM I e, devido à grande procura, no segundo semestre a modalidade será oferecida no Centro Comunitário do Jardim Imperial.