Câmara aprova projeto que institui o “Abril Azul”, mês de conscientização do autismo

O mês terá como símbolo oficial um laço de fita feita de peças de quebra-cabeças coloridas.

A Câmara aprovou em sua última sessão (7 de junho) o projeto de lei, de autoria da vereadora Ana Borghi, que dispõe sobre a implantação do “Abril Azul” como mês oficial da conscientização do autismo em Atibaia. Instituído pela ONU, o dia 2 de abril é celebrado como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Nessa data e durante todo o mês, diversas cidades do mundo promovem inúmeras atividades, debates e orientações, sempre na busca de conscientizar a população em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndrome que afeta aproximadamente 70 milhões de pessoas ao redor do mundo, segundo estimativa fornecida pela ONU. O TEA é uma condição de saúde caracterizada por um ligeiro déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento humano: a comportamental e a da comunicação social.

“Portanto, nosso objetivo é difundir e disseminar uma maior inclusão social das pessoas portadoras dessa patologia em nosso município. Infelizmente não é incomum que pessoas portadoras do TEA passem por situações constrangedoras e até mesmo preconceituosas em seu dia a dia, justamente pela falta de informação da população em geral, bem como pela falta de ações práticas do Poder Público em desmistificar esse transtorno”, afirmou Ana Borghi.

O Poder Executivo poderá, se entender viável, realizar campanhas anuais, buscando informar, conscientizar, combater o preconceito e realizar a inclusão social no município, além de homenagear profissionais e entidades que atuam nesse segmento.

O mês terá como símbolo oficial um laço de fita feita de peças de quebra-cabeças coloridas.