James Meredith, que já visitou Atibaia, será homenageado nos EUA pelos 60 anos do movimento negro

No dia 28 de abril, o jornalista Luiz Gonzaga Neto, colunista do jornal O Atibaiense, recebeu uma ligação internacional. Era o amigo Jader Nicolau Júnior, que morou aqui durante muito tempo: “Estou na casa do James Meredith, no Mississipi”. O Portal Afro, criado por Jader a partir de Atibaia, e o Departamento de Estado dos Estados Unidos, trouxeram ao Brasil m 2005 esse importante líder do movimento pelos direitos civis entre os americanos. Dois anos antes, em 2003, Meredith visitou Atibaia e conversou com lideranças locais, notícia publicada então pelo jornal O Atibaiense.

Em setembro deste ano, haverá homenagem a James Meredith nos EUA pelo 60º aniversário dos protestos que marcaram as lutas contra o racismo. Por falar nisso, o jornal Jackson Advocate publicou matéria sobre a visita de Jader a Meredith. No texto, Atibaia é citada como sede inicial dessa conversa. A amizade e a parceria foram retomadas, tanto que Jader pretende obter o “greencard” para continuar seu trabalho nos Estados Unidos, onde moram dois de seus filhos, que foram criados em Atibaia.
A fotógrafa Suzi Altman, que acompanhou almoço entre Jader e Meredith no restaurante Bully, está produzindo biografia fotográfica sobre a vida e a carreira do líder negro americano, sob a ótica do guerreiro dos direitos civis e visionário no combate ao que chamou de “supremacia branca”. Há 40 anos, ela fez uma foto do líder americano que foi publicada no The New York Times. Segundo James Meredith, “Jader foi a pessoa que me ligou do Brasil, convidando-me para uma visita. O Brasil vem logo atrás dos Estados Unidos em importância na vida dos negros no mundo”.
Na capa do jornal Jackson Advocate saiu foto de EarnestMcBride com James Meredith, Greta Bully (dona do restaurante onde ocorreu o almoço) e Jader Nicolau.