Mulheres marcam presença no setor industrial

Em entrevista, gestora conta a sua experiência em indústria do segmento plástico.

O mês de março é um período marcado por homenagens e, entre outros fatores,pela reafirmação da presença feminina nos espaços que antes eram majoritariamente ocupados por homens. Apesar da notória evolução na taxa de participação das mulheres no mercado de trabalho, conforme o levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro Geográfico de Estatísticas de 2012 a 2019, ainda existe um longo caminho para a igualdade de gêneros. Segundo a pesquisa, houve um aumento de aproximadamente 2,9 pontos percentuais no período, um mínimo avanço, principalmente para setores ocupados em sua maioria pelo sexo oposto, como é o caso da indústria.

Por isso, para falar sobre o assunto, convidamos a Gerente Administrativa, Financeira e Comercial da Lar Plásticos, Helenice Brussolo. Ela iniciou seu trabalho em 2016 na Lar Plásticos, plataforma de economia circular especializada na reciclagem a partir do plástico como matéria-prima para a fabricação e comercialização de novos produtos e, desde então, tem desempenhado um papel fundamental para a administração da organização.

Há quanto tempo você atua no setor industrial e como foi o início de carreira na área financeira?

Trabalho no segmento há cerca de 30 anos e acabei conquistando meu espaço no mercado financeiro atuando em multinacionais antes de somar no time da Lar Plásticos. Quando mais nova, cursei Ciências Contábeis e investi na especialização ao fazer a pós-graduação MBA em Gestão Empresarial. Acredito que isso abriu um leque ainda maior de oportunidades na indústria.

Como foi a experiência de migrar para um novo segmento do setor industrial?

Quando cheguei para integrar a equipe da Lar Plásticos, me vi desafiada não por ser mulher, mas sim pela natureza do negócio. Contudo, fui bastante acolhida pela liderança e pude participar ativamentepara o avanço e crescimento da empresa no último quinquênio.

Qual a importância de ocupar um cargo de liderança em um setor predominantemente ocupado por homens?Houve algum impedimento?

Ser uma voz feminina no segmento de plástico representa, além anos de luta de outras mulheres, a possibilidade de oportunizar que esse espaço seja cada vez mais diverso.Por trabalhar em uma empresa dirigida por sócios-diretores jovens e com uma visão arrojada, o fato de ser mulher não foi um problema, contudo existe ainda uma grande defasagem com relação à atuação feminina na indústria.

Como foi para você liderar pessoas sendo mulher?

Em vários momentos ao longo da minha carreira, senti resistência em liderar algumas pessoas, não apenas por ser mulher, mas pela necessidade de agir com cautela e sabedoria para que a aceitação fosse a melhor possível. Isso se torna automático quando a mulher adentra outras áreas como líder, principalmente em setores constituídos pelo sexo masculino.

Você acredita que é reconhecida no segmento em que opera?

Acredito que conquistei o meu espaço e respeito por meio de muito trabalho, dedicação e algumas renúncias, fácil não foi e nunca será, mas tenho o reconhecimento por minhas conquistas.

Apesar de casos de sucesso como o de Helenice, a igualdade de gêneros no mercado de trabalho está longe de acontecer, especialmente no que concerne à remuneração. Atualmente, a Islândia lidera a lista de países com maior paridade salarial entre homens e mulheres, seguida de países como Finlândia, Noruega, Nova Zelândia e Suécia. Contudo, o Brasil ocupa a 93ª posição, sendo escassa a relação de oportunidade e participação feminina em muitos âmbitos.

Sobre a Lar Plásticos

A Lar Plásticos é uma empresa de economia circular que atua no setor da coleta seletiva e urbana, contenção de lixo e produtos para acondicionamento e transporte desde 2011. Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável, a indústria independente localizada em Atibaia (SP), realiza a triagem e reciclagem de materiais a fim de reduzir os impactos ambientais da cadeia produtiva do plástico. Seus produtos são fabricados sob as mais rigorosas normas técnicas mundiais de qualidade, utilizando principalmente plástico reciclado como matéria-prima. Assim, a Lar Plásticos atende as atuais necessidades do mercado, oferecendo itens de alta a qualidade e confiabilidade.