Todo time é mais forte com uma base forte

Rodrigo Seixas

Faz uns anos que o Palmeiras entendeu que categoria de base não é gasto, é investimento. E é investimento nos dois sentidos, primeiro porque sem investir é difícil gerar frutos, segundo porque investindo certo ela rende mais a frente bons jogadores ao time além de vendas de atletas, o que gera dinheiro ao clube também. O Palmeiras em meados de 2014 e 2015 passou a focar mais em um bom trabalho de base, investiu na estrutura de CT, começou a descobrir jogadores jovens, contratar e manter jogadores desde o início até o final do ciclo. Em 2022, bateu o campeão da Copinha, a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

O time alviverde venceu também outros vários títulos nas categorias de base nos últimos anos, depois de Gabriel Jesus em 2015, o time já revelou outros atletas e muitos deles fizeram parte dos times campeões que vieram depois, principalmente os do bicampeonato na Libertadores. Gabriel Menino, Renan, Patrick de Paula, Danilo, Wesley, Gabriel Verón, entre outros. Em 2021 o Palmeiras usou 26 atletas formados na base.

O Palmeiras teve por anos a base esquecida, então forçava que sempre que o clube precisasse de um atleta tinha que contratar um. Como a base era esquecida, os garotos de maior destaque até preferiam sair do alviverde e jogar em outro clube, onde teriam mais chances de jogar. O Santos sempre olhou com muito carinho e sempre deu chances para a base no profissional, talvez isso ajude a explicar porque tantos talentos venham de Santos.

Do time alviverde campeão da Copinha, além do Endrick de 15 anos, que é um fenômeno, com gol na final, autor do gol mais bonito e o craque da competição, há no elenco Giovani, Lucas Freitas, Garcia, Bicalho, Vanderlan, Jhonattan, Gabriel Silva e outros, que logo serão destaques do time principal ou vendidos por uma grana alta.

O trabalho de base do Palmeiras é gerido por João Paulo Sampaio, e já passa, agora, por três presidentes: Paulo Nobre, Maurício Galiotte e Leila Pereira. O Palmeiras mudou de mentalidade e passou a ser um time maior, que tem de 2014 pra cá, além do novo estádio e mais dinheiro, melhores jogadores na base. Tudo isso fez do alviverde um time mais vencedor dentro de campo.