Evento adverso em criança de Lençóis Paulista é descartado

O Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde informa que concluiu nesta quinta-feira (20) a investigação que descartou o evento adverso pós-vacinação na criança de 10 anos do município de Lençóis Paulista. Não existe relação causal entre a vacinação e quadro clínico apresentado.

A análise realizada por mais de 10 especialistas apontou que a criança possuía uma doença congênita rara, desconhecida até então pela família, que desencadeou o quadro clínico.

A Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância da vacinação e reafirma que todas os imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária são seguros e eficazes.

Nota do Governo do Estado de São Paulo

 

O fato

Na noite de ontem (20) aproximadamente 12 horas após ser vacinada, uma criança (que neste momento está consciente e estável), apresentou alterações nos batimentos cardíacos e desmaiou segundo o relato do pai, por isso, foi levada à rede de saúde particular para atendimento profissional, onde foi reanimada.

A Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado, aplicou corretamente a dose infantil da Pfizer, que é aprovada pela Anvisa. A criança possui quadro clínico de asma como comorbidade. A Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista está em contato com todos os responsáveis pelas demais crianças vacinadas ontem para acompanhamento.

É importante ressaltar que, como o atendimento ocorreu pela rede particular, a Secretaria de Saúde ainda não teve acesso aos prontuários médicos e de atendimento da criança e irá solicitar a documentação oficialmente.

A Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, através da sua Secretaria de Saúde e da sua Vigilância Epidemiológica, já informou a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, através da Vigilância em Saúde e aguarda resposta e instruções dos órgãos responsáveis.

Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista – Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista