Atibaia promove teatro “A Arte de Sorrir e de Amar no Envelhecer”

Apresentação e oficina aconteceram na última quinta-feira (16), no Cine Itá, e foi direcionada ao público da terceira idade.

Atibaia tem cultura para todas as idades! A Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Cultura, promoveu o teatro e oficina “A Arte de Sorrir e de Amar no Envelhecer”, com apresentação do palhaço Varetta. O evento gratuito direcionado ao público da terceira idade aconteceu na última quinta-feira (16), às 17h, no Cine Itá (Rua Visconde do Rio Branco, 51 – Centro) e contou, inclusive, com a presença dos idosos que praticam atividades no Centro de Convivência da Terceira Idade – CCTI.

A oficina e a peça teatral interativa tiveram como objetivo proporcionar uma reflexão sobre o envelhecimento, trazendo uma experiência em um espaço de aprendizado, em que a emoção e a intelectualidade se encontram e interagem com igual importância. Ao participarem de atividades culturais, os idosos aumentam seu repertório de conhecimento e socialização, além de vivenciarem momentos que contribuem para o bem-estar.

“Ontem tivemos um momento mágico com o teatro interativo. Revivemos nossa infância e as outras fases da vida com muita alegria e emoção. Quem participou reviveu e quem não foi perdeu um momento de ser feliz. Um agradecimento ao palhaço Varetta pela competência e a energia que nos presenteou. Um agradecimento especial a Glória Diniz, Secretária de Cultura, que nos proporcionou este momento mágico”, disse o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Renato Batista Sozzi.

Os idosos estão entre o público mais afetado pela pandemia e, em muitos casos, a falta de atividades esportivas, culturais e de lazer causaram quadros de depressão e estresse. Eventos como o teatro promovido pela Prefeitura de Atibaia refletem diretamente na qualidade de vida e na saúde da população da terceira idade.

Centro de Convivência da Terceira Idade
O CCTI, que teve as atividades interrompidas pela pandemia de Covid-19, está voltando gradualmente às atividades, com todas as medidas de segurança e com turmas reduzidas para evitar aglomerações. O Centro de Convivência da Terceira Idade conta com diversas atividades culturais e esportivas, como: teatro, dança, alongamento, Tai Chi Chuan, dança sênior, musicalização, crochê, artesanato, meditação e capoeira – que propiciam o convívio e fortalecimento de vínculos, ressinificando a rotina dos idosos por meio da troca de saberes e cuidados.