Clube de Fotografia reafirma bom relacionamento com a Secretaria de Cultura

O Clube Atibaiense de Fotografia está participando ativamente do movimento da Secretaria de Cultura, que incrementou o trabalho pela retomada do setor. Os fotógrafos, amadores com habilidades profissionais, confirmaram assim sua vocação histórica, sem preferências políticas, pela estética da cidade. Exposições, festivais e discussões sobre as políticas culturais voltaram à agenda de Atibaia. O estímulo aos novos talentos e ao desenvolvimento estético do público estão entre os objetivos.
Em recente reunião entre representantes do CAF e a secretária de Cultura Glória Dinniz, houve sintonia para a continuidade da parceria entre o grupo e o poder público. Sempre atuando de forma voluntária, o Clube abriu exposição também nas dependências da Secretaria de Turismo com o tema da Festa das Flores, que pelo segundo ano não ocorreu em Atibaia devido à pandemia. Também realizou uma primeira saída – após longo e tenebroso isolamento, por conta do isolamento sanitário, que ainda não acabou – no final de agosto. Segundo a dirigente Kathya Silva, todos os cuidados foram tomados, como o uso de máscaras.
“Foi um encontro muito feliz e produtivo já que inesperadamente ‘invadimos’ espaços privados, como a casa da Dona Celita, um verdadeiro oásis em plena rua 13 maio, e as dependências da casa abandonada (mas tombada) da José Lucas, graças à gentileza do rapaz do estacionamento”, resumiu Kathya, que ao lado de Flávio Pileggi comanda as movimentações do Clube.
A segunda saída do CAF está marcada para este sábado, 25 de setembro, das 9h às 12h, na Estação Atibaia, que fica na avenida Jerônimo de Camargo e guarda peças, vagões e mobiliário do período ferroviário da cidade. Os integrantes do Clube são estimulados a registrar os eventos de Atibaia, especialmente os culturais, com ênfase também no folclore, na arquitetura e na natureza da região. Os varais fotográficos, como os montados no Casarão Júlia Ferraz, estão igualmente na agenda. Neste ano, infelizmente não foi possível, por restrições administrativas internas, continuar o trabalho desenvolvido na Câmara de Atibaia, com exposições presenciais e virtuais, que desde 2014 conta com o apoio do jornalista Luiz Gonzaga Neto, funcionário do Departamento de Comunicação da Câmara, atualmente em home office, e também colunista do jornal O Atibaiense.
Grupo no Whatsapp, criado pelo CAF, mantém os membros informados sobre atividades, temas e iniciativas fotográficas, mesmo em outras localidades. Eles trocam figurinhas, fotos evidentemente, e dicas sobre o que está acontecendo nas artes.