Setores de eventos e cultura preparam retomada em Atibaia

A nova diretoria do Clube Recreativo, que conversou com os editores do jornal O Atibaiense, está reabrindo o salão grande para estimular o retorno dos frequentadores. A programação começa no dia 30 de julho, às 20h.

Setores ligados à cultura e a eventos estão tentando preparar a retomada das atividades, ainda cumprindo os protocolos sanitários, e os incentivos para a plenitude de trabalho no pós-pandemia. Para isso, contam com a Secretaria Municipal de Cultura e Eventos, com os editais da Prefeitura, o Conselho Municipal de Política Cultural e com os espaços públicos e particulares para a volta presencial do público.
Artistas como Ana Brasil e Ronaldo, cantora e violonista, fizeram lives semanais ou mensais ao longo deste período de restrições, iniciado em março do ano passado. O flautista Rafael Beck, excelente instrumentista que já tocou com grandes músicos como Raul de Souza, também produziu lives e agora continuará seus estudos na Faculdade Souza Lima, com apoio de bolsa do Grammy Latino. Márcio Zago tem escrito no jornal O Atibaiense sobre suas pesquisas na área cultural. Já a professora e escritora Juliana Gobbe se dedica, entre outros projetos, ao Coletivo Kalúnia, que tem promovido conversas literárias com autores de Atibaia. Recentemente, foi a vez de Georges Zaki, que conversou com Nenê Cassavia sobre seus livros.
A nova diretoria do Clube Recreativo Atibaiano, que conversou com os editores do jornal O Atibaiense, está reabrindo o salão grande para estimular o retorno dos frequentadores. A ideia, quando a situação permitir, é realizar bailes e shows. Por enquanto, o CRA, que tem 124 anos de existência, vai receber um grupo pequeno, cerca de 50 pessoas num espaço com capacidade para 800, tendo como atração o cantor Joca (Pedra 90), Villaça no teclado e no contrabaixo; FredyDeberti na bateria; Renato Baraldo na guitarra e violão; e também o cantor Kinho no vocal. Samba e MPB estão garantidos no repertório. A programação começa no dia 30 de julho, às 20h.
“Na mesma medida da alimentação comum, precisamos de alimento para a alma”, disse Luiz Ruivo, presidente do Clube Recreativo, entidade tradicionalmente ligada à dança e agora reestruturado como espaço cultural, com o objetivo de abrigar todas as linguagens – música, teatro, literatura, artes plásticas, etc. A expectativa é de que o público, com máscara, álcool gel e distanciamento regular, possa se divertir um pouco e impulsionar a “nova normalidade”.
Lilian Vogel, que foi funcionária da Prefeitura de Atibaia e agora continua como presidente da Comissão Paulista de Folclore, vai participar em agosto do 1º Simpósio Brasileiro do Folclore, divulgando as tradições de São Paulo. Na agenda, estão temas como a formação do povo paulista, sincretismo e religiosidade, ações de salvaguarda e editais de fomento. Adilson Cunha, do Conselho de Política Cultural, Adilson Cunha alertou para a abertura de inscrições do curso de capacitação sobre os Editais e Leis de Incentivo. Muitos produtores culturais têm ideias para projetos, mas não entendem a legislação e a documentação exigida.
“Este curso foi preparado com muito carinho, e pretende desvendar os mistérios, como Proac, ICMS, prêmios, leis, entre outros. O melhor de tudo é aprender a formatar e deixar o projeto redondinho para avaliação. Ao final do curso, ainda haverá um dia só pra tirar dúvidas”, incentivou Adilson.