Prefeitura de Atibaia inicia obras de desassoreamento de lagos

Secretaria de Serviços iniciou as obras nos lagos do Major e Jardim Paulista; 2ª etapa do projeto prevê intervenções no Itapetinga e Jardim do Lago.

Dentro do Lago do Major, uma draga está sugando resíduos como lodo e areia e despejando-os numa caixa de secagem onde esse material será desidratado para posterior remoção. No Córrego dos Pintos, que deságua no lago, a operação de alargamento e rebaixamento da calha do córrego faz parte das obras de limpeza e desassoreamento que estão sendo executadas para melhorar o escoamento e drenagem da área, o que além de maximizar a capacidade de retenção de águas das chuvas, incrementa a paisagem. Obras desse tipo também estão acontecendo no lago do Jardim Paulista e integram o projeto de limpeza e desassoreamento, que prevê ainda intervenções nos lagos do Itapetinga e Jardim do Lago.

No Jardim do Lago, a Secretaria de Serviços está realizando a limpeza das laterais do lago, promovendo o alargamento e rebaixamento da calha. Após, uma draga de sucção e recalque será utilizada para bombear o excesso de sedimentos e detritos do fundo do leito do lago. Esse volume, depois de desidratado, é transportado em caminhões basculantes até o destino final. A Zeladoria Municipal iniciou a limpeza dos lagos do Major e Jardim Paulista em junho deste ano e a previsão da Secretaria de Serviços é finalizar as obras do lago do Major e Córrego dos Pintos em 4 meses. A Pasta planeja dar início ao desassoreamento dos lagos do Itapetinga e Jardim do Lago em meados do segundo semestre de 2021, concluindo as obras até março do ano que vem.

No lago do Major, em breve será iniciada a etapa de remoção mecânica da vegetação, que tem por objetivo retirar folhas, bulbos, pequenas galhadas, material enraizado, detritos orgânicos e toda a vegetação acumulada no depósito de sedimentos utilizando plataformas constituídas de equipamentos flutuantes e barcos de apoio. A intervenção inclui a limpeza simultânea do Córrego dos Pintos, na região do Balneário, e ao final de todo o processo, o transporte do material proveniente do desassoreamento até o seu destino final inclui a instalação de dispositivos “lava roda” – que diminuem o carreamento de sujeiras ao longo das vias públicas – e caminhões pipa para lavagem diária das vias nas imediações das obras.

Mesmo com toda a atenção necessária voltada à saúde por conta da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Atibaia não tem descuidado dos demais setores, promovendo investimentos conforme as ações definidas no plano de governo e os recursos previstos no orçamento municipal, específicos para cada área. Continuamente cuidando da nossa cidade, as equipes da Zeladoria não param e além do desassoreamento de lagos, diversos serviços como urbanização de vielas, roçagem, varrição, podas, drenagens, limpeza de bocas de lobo e bueiros, manutenção e reparos em tubulações, vias, pontes e estradas são realizados pelo Programa.