Plano de Desenvolvimento Local de Atibaia avança com projetos de capacitação e desenvolvimento econômico

Diversos cursos e programas têm sido realizados no município com base no Plano de Desenvolvimento Local (PDL)

No começo de abril, a Prefeitura de Atibaia assinou a adesão do município ao Plano de Desenvolvimento Local (PDL), do SEBRAE, em iniciativa que visa potencializar os trabalhos já existentes e avançar em novos projetos de capacitação e promoção do desenvolvimento econômico, abrangendo uma ampla gama de setores na cidade.

O PDL se baseia em quatro pilares: Políticas Públicas, Inclusão Produtiva, Melhoria da Competitividade e Cultura Empreendedora. Desde a assinatura do convênio, diversos projetos foram colocados em prática envolvendo estes quatro pontos, incluindo a implementação inédita no município do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP nas escolas municipais, com o objetivo de estimular o comportamento empreendedor entre crianças e adolescentes.

No setor com foco na “Melhoria da Competitividade”, cursos gratuitos visando o produtor rural têm sido realizados, como apicultura, produção de cachaça, produção artesal de pães e de milho, entre outros. Ainda neste setor, foram desenvolvidos programas nos segmentos de Eventos, Comércio Varejista e Alimentação Fora do Lar, proporcionando capacitação com os temas: gestão financeira para sua empresa, diagnóstico empresarial, marketing digital e consultoria individual. Com o objetivo de fortalecer os negócios em Atibaia, empresas da cidade ainda tiveram a chance de se inscrever no programa Agente Local de Inovação – ALI Brasil Mais, que assessora a empresa por 4 meses, incluindo visitas presenciais.

A “Inclusão Produtiva” esteve presente por meio de curso na Casa de Passagem e outros realizados na Escola Senai, nos ramos de Construção Civil, como Técnicas para impermeabilização de estruturas e Técnicas de reparos em Edificações – Pintura, e também de Alimentação, com cursos de Fabricação de Produtos de Confeitaria, Fabricação de Cupcakes e Bolos Caseiros, entre outros.

No setor de “Políticas Públicas”, o destaque é o treinamento de assistentes sociais de Atibaia, o primeiro no Estado de São Paulo, para participar de um projeto-piloto do SEBRAE que visa preparar as pessoas em situação de vulnerabilidade social para que elas possam descobrir áreas de interesse profissional, se motivar pela capacitação e se preparar para o mercado de trabalho.

Outra iniciativa é que todos os setores da Prefeitura tiveram profissionais do setor de compras capacitados para comprar do empresário do pequeno negócio. Todos esses projetos, em várias frentes, mostram o esforço da Prefeitura de Atibaia em busca da capacitação dos indivíduos, seu desenvolvimento profissional e pessoal, e também do fortalecimento das empresas, visando a prosperidade do município e de seus moradores.