Projeto traz registros sobre a passagem de Yukio Mishima pelo Brasil

“Ensaio busca incentivar o interesse pela obra do escritor e debater as visões de mundo a partir de questionamentos da própria cultura”.

A artista visual e fotógrafa Alline Nakamura inaugurou na sexta-feira (4), a exposição do Projeto “Vistas de Lá e Cá”, no Cine Itá Cultural Atibaia. O projeto foi contemplado pelo Prêmio ProAC LAB-Expresso, que é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo e amparado pela Lei Aldir Blanc, de apoio à cultura, por meio do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal.

A exposição é composta por dois ensaios fotográficos. Dentre eles, “Reminiscências Brasileiras de Yukio Mishima”, traz registros feitos em 2018 por Alline e pela artista Yukie Hori, na Fazenda Tarama, situada no limite entre Lins e Guaiçara, onde o famoso escritor japonês passou uma temporada no Brasil, no ano de 1952.

Mishima partiu em direção ao Ocidente na década de 50 do século passado, como correspondente especial do jornal Asahi. A longa viagem pelo Havaí, Estados Unidos da América, Brasil e Europa (Genebra, Paris, Londres, Atenas e Roma), fez o escritor afirmar ter mudado sua vida e sua obra: “Embora curta, a breve estada de quatro semanas do autor no Brasil rendeu escritos empolgados, de visualidade vivaz, que revelam um olhar sensível e oriental, encantado pelo exotismo tropical”, analisa Alline.

Dentre suas obras ficcionais ambientadas no Brasil, destacam-se o conto “Mulheres Insatisfeitas”, a opereta “Bom Dia, Sra!” e a peça “A Toca de Cupim”, obras inspiradas em sua convivência com os nipo-descendentes. Tal contato foi descrito com encantamento como “sangue novo”, em oposição ao que o escritor chamou de “sangue velho”, os

contemporâneos de sua terra natal. O Brasil ainda está presente no diário de viagens “O Cálice de Apolo”, depoimentos em cartas e outros escritos que rememoram a longa viagem de 1952.

As localidades visitadas por Mishima constituem o objeto fotografado. A relação entre esses dois universos é mediada por seus escritos, que carregam um olhar com marcas culturais e temporais bastante específicas que conflitam com o atual e brasileiro, tão acostumado às nossas próprias paisagens.

A Toca de Cupim

No início da pesquisa, Alline Nakamura e Yukie Hori visitaram a antiga Fazenda Tarama, situada na cidade paulista de Lins, que fora de propriedade de Toshihiko Tarama, amigo de Mishima.

A casa onde o escritor hospedou-se por alguns dias, e a convivência com os cafeicultores foram referências para a peça “A Toca de Cupim’, que narra um quadro amoroso entre um casal de imigrantes de primeira geração e jovens empregados da segunda geração.

O desenvolvimento da pesquisa se deu com o retorno de Yukie à Toquio, onde, em parceria com o pesquisador Rodolfo Rocha mantiveram juntos com Alline o estudo da passagem de Mishima: “passamos a nos reunir como um grupo que chamamos de ‘Coletivo Nippaku’, Japão e Brasil na tradução literal. Sob a orientação de Rodolfo buscamos entender o espírito do escritor, à maneira da metempsicose – a transmigração da alma para outro corpo, tema tão caro nas obras de Mishima. Nossa intenção foi assumir um outro olhar para o Brasil, no qual as diferenças culturais entre Oriente e Ocidente e, em sentido mais amplo, as diferenças possam coexistir, conviver”, declarou Alline.

Serviço

A exposição do Projeto “Vistas de Lá e Cá”, com este ensaio e os demais que integram a mostra, conta com o apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia, do Centro Universitário Unifaat e loja Mary Biju. Pode ser conferida presencialmente através das portas de vidro do Cine Itá Cultural, até o dia 14 de julho. O Cine Itá Cultural Atibaia fica na Rua Visconde do Rio Branco, n°51, atrás da Igreja Matriz de Atibaia.