O Perfume e a sedução

Priscila Torres

 

O perfume já vem sendo usado como uma arma no arsenal da sedução há muito tempo. Cleópatra transformou a arte do autoadorno em uma ciência. Ela tinha sua própria oficina de perfumes e era conhecida por untar os lábios com um perfume sólido antes de beijar um amante, de modo que seu cheiro o forçaria a pensar nela depois que eles se separassem. Ela encharcou as velas da barca sobre a qual recebeu Marco Antônio com perfume e, mais tarde, para um encontro íntimo com ele, preparou um quarto coberto por tapeçaria de pétalas de rosa com vários metros de espessura, que foram fixadas no lugar por redes presas à parede.
As mitologias de muitas culturas são repletas de referências ao poder sedutor do perfume, uma manifestação da antiga crença de que a origem dos materiais aromáticos era sobrenatural. Kama, o deus hindu do amor, era conhecido por levar flores em sua aljava em vez de flechas. Hades, o deus grego do submundo, usou a inebriantemente perfumada flor-de-narciso para seduzir Perséfone. Afrodite, a doce Deusa do amor, se deleitava com belos aromas e os distribuía livremente para ajudar em planos de sedução terrenos e divinos.
Agora vamos à receita de um perfume sólido de uma só nota sedutor:
-4 ml de óleo vegetal de jojoba;
-1/2 colher de chá de cera de abelha ou de carnaúba;
-20 gotas de óleo essencial de Jasmim.
Derreta a cera de abelha ou carnaúba em fogo baixo em uma panela pequena de cerâmica ou vidro, retire do fogo e misture rapidamente a cera e a mistura do óleo de jojoba com o Jasmim. Despeje em um recipiente pequeno com tampa e deixe esfriar.
Como a própria Coco Chanel disse a uma jovem que perguntou onde aplicar o perfume: “aplique onde você quiser ser beijada!”.
Fonte: livro Essência e Alquimia de Mandy Aftel.
Aproveitem!
Até a próxima semana!

Priscila Torres, da Trilha dos Aromas, é Aromaterapeuta e Perfumista Botânica