Atibaia tem nota 62,86 em índice de gestão municipal

A pontuação de Atibaia a coloca na 1.363ª posição entre 5.570 municípios. A microrregião de Bragança Paulista ficou com a média 61,35.

O Atibaiense – Da redação

Atibaia atingiu a nota 62,86 no IGMA – Índice de Gestão Municipal Áquila. A colocação faz com que a cidade seja considerada em desenvolvimento. O índice mostra ainda que o PIB per capita é de 50.499 R$/habitante e a renda per capita é de 1020 R$/habitante.
O índice atingido significa que o município apresenta pilares com notas intermediárias ou estes possuem grandes variações entre si, apresentando pontuações muito boas e outras críticas. A sua classificação é “em desenvolvimento”.
Os índices separados, que levaram à média de 62,86 mostram que em eficiência fiscal e transparência a nota é considerada de cidade desenvolvida, com 74,09. Em educação também é considerada desenvolvida, com 78,88, assim como em desenvolvimento socioeconômico e ordem pública, com 68,87.
Puxaram a nota para baixo saúde e bem-estar, com nota 48,68 e infraestrutura e mobilidade urbana, com 43,77. Essas notas são consideradas como situação crítica.
O IGMA de uma cidade representa a situação de como ela está, em termos de ciclo virtuoso de desenvolvimento humano, em comparação aos demais municípios do Brasil. A escala varia de 0 a 100 e situa-se em uma das quatro categorias ou níveis desse ciclo. Quanto mais próximo de 100 for o índice, mais excelente é a cidade e quanto mais próxima de 0, mais crítica ela é. O resultado considera a realidade do momento. Isso porque o cenário da gestão municipal não é estático e a pontuação da plataforma IGMA apresenta a situação da cidade no momento da consulta.
A pontuação de Atibaia a coloca na 1.363ª posição entre 5.570 municípios. A microrregião de Bragança Paulista ficou com a média 61,35. Fazem parte da região 11 municípios (Atibaia, Bragança Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Piracaia, Pinhalzinho, Vargem, Tuiuti e Socorro).
Na comparação com os municípios da região, Atibaia está em 6º no geral, em 4º em eficiência fiscal e transparência, também em 4º em educação, em 7º em saúde, em 8º em infraestrutura e mobilidade urbana e em 5º em desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.
A plataforma IGMA foi criada com o objetivo de acompanhar a evolução dos municípios brasileiros. Na metodologia das Cidades Excelentes ela possibilita o monitoramento de cada um dos pilares do chamado “ciclo virtuoso de desenvolvimento municipal”.
Baseado no conceito de BIG DATA, o Índice é formado por 39 indicadores alimentados por fontes públicas, processados por meio de um algoritmo que fornece um índice consolidado por município. Os dados são atualizados automaticamente assim que uma nova informação é disponibilizada. O algoritimo cruza as informações, processa os indicadores e possibilita a visualização de quatro formas.
O índice de 80 a 100 classifica a cidade como “excelente”. Entre 65 e 80 são denominadas como “desenvolvidas”. Entre 50 e 65 a classificação é “em desenvolvimento”. E abaixo de 50 é considerada “situação crítica”.