Afinal, o que é Aromaterapia?

Priscila Torres

 

O termo aromaterapia foi criado pela primeira vez pelo Dr. René-Maurice Gattefossé em 1910 quando ele queimou suas mãos gravemente enquanto realizava experimentos em seu laboratório, com o uso da lavanda ele percebeu que a dor diminuiu e o processo de cicatrização foi acelerado.
Aromaterapia é uma prática terapêutica natural que utiliza óleos essenciais, puros e completos com suas propriedades especificas, promovendo equilíbrio e bem estar físico, emocional, mental e espiritual. Pode ser utilizada sozinha ou em conjunto com outros métodos terapêuticos.
Em 21 de março de 2018, a aromaterapia foi incluída pelo Ministério da Saúde, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC. Fazendo parte dos 29 procedimentos terapêuticos atendidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Mesmo sendo inserida no SUS, a aromaterapia não é uma prática regulamentada.
Aromatologia (abordagem clínica) tem como propósito o estudo dos óleos essenciais de forma técnica e a sua atuação farmacológica no organismo. Surgiu na França, representada pelo trabalho do bioquímico Renné Gateffossé e dos médicos Dr. Valnet, Dr. Pénoe¨l e Dr. Francômme.
Indica a fundamentação cientifica da ação terapêutica dos óleos essenciais, segundo o Instituto Brasileiro de Aromatologia (IBRA), a Aromatologia pode ser definida como sendo “o ramo da ciência que estuda os óleos essenciais e matérias aromáticas dentro de suas mais variadas praticas, englobando não só seu uso terapêutico por meio da aromaterapia, como também seu uso na gastronomia, psicologia, cosmética, perfumaria, veterinária, agronomia, no marketing e outros segmentos”.
Aromacologia (abordagem holística) estuda os efeitos dos aromas no bem estar físico, mental e emocional, restaurando o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. É representado pelo trabalho de Marguerite Maury, Robert Tisserand, Patricia Davis e Shirley Price.
Até a próxima semana!

Priscila Torres, da Trilha dos Aromas, é Aromaterapeuta e Perfumista Botânica