Atibaia vacina mais de 11 mil pessoas contra a Influenza

A 2ª fase da Campanha de Vacinação contra a gripe começou em Atibaia na última terça-feira (11), incluindo entre os grupos prioritários idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e professores. De acordo com os dados atualizados pela Secretaria Municipal de Saúde até quinta-feira (13), 11.204 pessoas foram imunizadas desde o início da Campanha, no dia 12 de abril. Desse total, 8.775 pertencem aos grupos prioritários da 1ª fase – gestantes, puérperas, trabalhadores da Saúde e crianças de 6 meses a menores de 6 anos –, o que representa cerca de 50% desse público-alvo.
Segundo o balanço da campanha divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Atibaia imunizou contra a Influenza 5.719 crianças de 6 meses a menores de 6 anos, cerca de 55% da população estimada nessa faixa etária. Em relação aos outros grupos prioritários da 1ª fase, foram 857 gestantes vacinadas (54,7% da população estimada), 136 puérperas (52,7%) e 2.063 trabalhadores da Saúde (40,5%). A vacinação desses grupos continua e com o início da 2ª fase da Campanha, idosos com 60 anos ou mais e professores das redes pública e privada também podem ser imunizados num dos 14 postos espalhados pela cidade (veja lista abaixo).
Como a campanha contra a gripe coincide com a imunização contra a Covid-19 e não existem estudos da aplicação conjunta das duas vacinas, não é indicada a aplicação das duas simultaneamente. A recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe, após um intervalo mínimo de 14 dias.
Esta segunda fase da Campanha vai até o dia 8 de junho e na terceira etapa a aplicação da vacina será estendida a pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Confira os postos de saúde com vacinação
contra influenza em Atibaia:

– UBS Centro – Rua Castro Faffe, 201 – Centro;
– UBS Alvinópolis – Rua Padre Feliciano Grande, 480 – Alvinópolis;
– UBS Ana Cecília Batista de Sá – Rua Ouro Preto, 700 – Flamenguinho;
– UBS Santa Clara – Av. Flávio Pires de Camargo, 1200 – Caetetuba;
– USF Cerejeiras – Rua Washington Luís, 180 – Jd. Cerejeiras;
– USF Ana Nery (USF Imperial) – Rua Pacaembu, S/N – Imperial;
– USF Majuca Macedo (UBS Portão) – Rua Antonio Cunha Leite, S/N – Portão;
– USF Itapetinga – Rua Gerânios, 25 – Retiro das Fontes;
– UBS Maracanã – Rua João Neto, 580 – Maracanã;
– USF Pompeu Vairo (Rio Abaixo) – Estrada do Mingu, S/N – Rio Abaixo;
– USF Boa Vista – Estrada Municipal Juca Sanches, S/N – Boa Vista;
– UBS Tanque – Estrada Velha de Bragança Paulista, 2450 – Tanque;
– USF Cachoeira – Estr. da Cachoeira, S/N – Cachoeira;
– USF São José – R. Mantiqueira, s/n – Caetetuba.