Atibaia solicita mais vacinas ao Governo do Estado

Vice-prefeito Fabiano de Lima, a secretária de Saúde Sonia Carvalho e a Dra. Rita Bergo explicaram que a quantidade de doses que o município tem recebido não é compatível com número de moradores.

Nesta semana, o vice-prefeito de Atibaia, Fabiano de Lima, esteve reunido com o secretário estadual de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Sonia Carvalho, e da médica infectologista da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, Dra. Rita Bergo, para solicitar mais vacinas contra Covid-19 ao município, além de abordar a questão do Hospital Municipal.

Na reunião, as autoridades de Atibaia explicaram ao secretário estadual que faltam vacinas para diversas faixas etárias que já foram vacinadas em Atibaia, uma vez que as doses enviadas à cidade têm sido insuficientes, ou seja, há uma demanda sempre maior do que a quantidade de vacinas disponibilizadas. Para reforçar a solicitação, um ofício foi enviado ao Governo do Estado com os números de pessoas dos grupos prioritários que não conseguiram tomar a vacina contra Covid-19.

De acordo com estimativa da Secretaria Municipal de Saúde, Atibaia necessita de 1.493 doses para pessoas de 65 anos e mais (referentes à primeira dose) e mais 681 unidades para segunda dose dos que já tomaram a primeira dose. Há pendências de vacinas também para alguns profissionais da saúde e os veterinários, classe que ainda não foi incluída na imunização.

Conforme esclarece a Secretaria de Saúde de Atibaia, as vacinas são distribuídas pelo Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Imunização – PNI, junto aos Estados, que então fazem a distribuição junto a centro regionais (como o GVE Campinas), responsáveis pela logística de entrega das vacinas para as cidades. O Governo Federal segue critério de proporcionalidade e equidade estabelecido pelo Sistema Único de Saúde – SUS, e tem como base a população estimada pelo IBGE, cujo último Censo Demográfico foi realizado em 2010, há mais de uma década.

Hospital Municipal
Na reunião, Fabiano de Lima também transmitiu a Gorinchteyn o desejo da Prefeitura de transformar o Hospital Municipal em um hospital regional. Desta forma, o município passaria a receber recursos do governo do Estado para a sua manutenção, e as outras cidades da região também se beneficiariam de um equipamento completo, com 125 leitos de Enfermaria e de UTI, como consta no projeto.

As obras para a construção do Hospital Municipal em Atibaia estão paralisadas desde o final do ano passado por conta de um processo judicial que contesta o valor do empreendimento. A ação se baseia em um apontamento preliminar de um auditor do Tribunal de Contas do Estado, que já foi contestado pela Prefeitura. Neste momento de pandemia que vivemos, o Hospital Municipal poderia representar uma alternativa importante diante do cenário de falta de leitos na região.

Segundo uma avaliação econômico-financeira realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o contrato da Prefeitura de Atibaia para a construção do Hospital Municipal por meio do modelo de locação de ativos representa uma economia de R$ 11,47 milhões na comparação com o sistema de contratação de obras públicas pelo regime clássico de empreitada.