Tire suas dúvidas sobre a vacinação contra a COVID-19 em Atibaia

No momento, qual faixa etária está sendo vacinada?
Estamos aplicando a segunda dose nos idosos de 72 a 74 anos.

Tenho mais de 68 anos e ainda não fui chamado. O que devo fazer?
Infelizmente, as vacinas para esta faixa etária acabaram e ainda não temos previsão de quando chegarão mais. Mas não se preocupe, assim que forem disponibilizadas mais doses, a Secretaria Municipal de Saúde entrará em contato para agendar a vacinação. Solicitamos mais doses, mas dependemos do Governo do Estado enviar. A vacinação segue o calendário determinado pelo Estado e cada lote é enviado para uma faixa etária específica. No momento é importante aguardar.

E o que vocês estão fazendo para aumentar o número de vacinas?
Aderimos ao CONECTAR (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras) da Frente Nacional de Prefeitos, que visa adquirir vacina, além de equipamentos e insumos no combate à COVID-19. Também manifestamos nossa intenção de compra direta das vacinas Sputinik V, da Rússia, Novavax, produzida na Índia, e o imunizante da Johnson & Johnson.

Como funciona o sistema de cadastramento para a vacinação em Atibaia?
Para evitar filas, a Prefeitura criou um sistema de cadastro para realizar a vacinação por agendamento, que foi aprimorado recentemente para o munícipe poder acompanhar a situação do seu cadastro (http://www.prefeituradeatibaia.com.br/cadastrocovid). Quem realizou cadastro pelo sistema antigo não precisa fazer o cadastro novamente, mas não consegue acompanhar a situação do seu cadastro pelo novo sistema. Essas pessoas devem apenas aguardar. Quando tiver vacina disponível, um profissional de saúde entrará em contato para agendar. Caso não consiga se cadastrar pela internet é só ligar nos telefones (11) 9.7950-0052 / (11) 9.7622-6660 / (11) 9.7788-0550 / (11) 9.8711-1583 / (11) 9.4164-3190, pois eles continuam funcionando.

Estou com medo de não ter concluído o meu cadastro no sistema antigo. E agora?
A orientação da Secretaria de Saúde é esperar pelo menos 10 dias, por conta do cronograma de chagada das vacinas e da alta demanda, que pode demorar um pouco para você ser chamado. Se não for chamado mesmo assim, procure pessoalmente a unidade de saúde que se inscreveu para obter mais informações. Lembrando que a nova plataforma já envia informações sobre o agendamento, não precisando ir até a unidade.

É necessário fazer cadastro para quem vai tomar a segunda dose?
Não é necessário fazer novo cadastro para agendamento, uma vez que elas já estão na base de dados da Secretaria. As pessoas que tomaram a primeira dose sem a realização do cadastro, precisam fazê-lo (pela internet ou telefone). Já as pessoas que foram vacinadas com a primeira dose em outras cidades, não podem receber a segunda dose em Atibaia, por conta da quantidade limitada enviada ao município.

E o site Vacina Já, do governo do Estado? Também preciso me cadastrar nele?
Sim. Além do cadastro municipal, é importante também realizar o cadastro no site “Vacina Já”, do governo estadual, disponível no link www.vacinaja.sp.gov.br, e respeitar o horário marcado pela Secretaria de Saúde para evitar aglomerações. No momento da vacinação é necessário apresentar documento de identidade com foto (RG e/ou CNH), CPF e comprovante de residência.

Posso voltar a minha vida normal após a vacina?
Não. Mesmo com a vacinação, as medidas sanitárias devem ser mantidas sempre. Além disso, como existem várias cepas do vírus, é importante manter todos os cuidados para preservar a sua saúde e do seu próximo.