Aldemir Martins morando em Atibaia

Era o inicio de sua carreira como artista plástico, período em que se envolveu com a cultura local.

Márcio Zago*

Um dos grandes representantes da arte brasileira, Aldemir Martins, viveu certo tempo em Atibaia. Era o inicio de sua carreira como artista plástico, período em que se envolveu com a cultura local. Nascido em novembro de 1922, na cidade de Aurora – Ceará mudou-se para São Paulo vinte e quatro anos depois, passando a trabalhar como ilustrador nos jornais “A Noite”, “O Jornal de São Paulo”, “O Diário” e a revista “Elite”. Desenhava também as seções da Assembleia Legislativa de São Paulo, período em que conheceu inúmeros políticos brasileiros, como Ulisses Guimarães, Roberto de Abreu Sodré e outros. Em 1947 mudou-se para Atibaia residindo num sitio emprestado pelo Deputado Germinal Feijó. Aqui conheceu André Carneiro, sua irmã Dulce Carneiro e César Mêmolo Junior,juntando-se ao grupo de artistas e intelectuais. Esse grupo realizou inúmeras ações que marcaram o histórico cultural do município.

Em abril de 1949, encartado no jornal “O Atibaiense”, veio à luz o primeiro número do jornal literário “Tentativa”. Legitimo representante da Geração Modernista de 45, “Tentativa” é nosso maior patrimônio cultural erudito. O logotipo foi realizado pelo Aldemir Martins, que também ilustrou boa parte dos treze números editados.

Na capa do primeiro número figurava o bico de pena “Vista de Atibaia” ilustrando a apresentação de Oswald de Andrade. Essa imagem já tinha sido capa de outra revista: a “Revista do Arquivo Municipal”, de 1947, com o nome “Igreja de Atibaia”. Numa entrevista concedida pouco antes de sua morte, Aldemir Martins relatou a Araceles Stamatiu: “No armazém do pai da Dulce e do André (antiga Casa Recaredo)tinha um salão e lá nos reuníamos para programar a edição do “Tentativa”.

O projeto era grande, ambicioso…E assim nasceu esse jornal fabuloso, com o melhor da arte e da literatura que, saindo de uma cidadezinha, circulou até pelo exterior. Foi uma grande experiência. Éramos jovens, desafiávamos o mundo”…Aldemir Martins faleceu em 2006, reconhecido como importante artista brasileiro.

Márcio Zago é artista plástico e artista gráfico de formação autodidata, fundador do Instituto Garatuja e autor do livro “Expressão Gráfica da Criança nas Oficinas do Garatuja”. É criador e curador da Semana André Carneiro.