Vinicius de Moraes e a cidade

Vinicius de Moraes ocupava um posto diplomático como vice-cônsul em Los Angeles, cargo que abandonou em 1950.

Márcio Zago

O diplomata, poeta, escritor, jornalista e músico Vinicius de Moraes foi um dos muitos artistas e intelectuais que se encantaram por Atibaia. Ele expressou sua admiração e a vontade de visitá-la numa carta escrita ao amigo André Carneiro. Nela, o poeta demonstrava certa familiaridade com a cidade ao citar o desejo de comer queijadinha na “Confeitaria Ayrosa, de Romano & Rodrigues, à Rua José Alvim n0 148”, anúncio bastante popular nos jornais locais da época. A carta veio em resposta ao convite de André Carneiro visando sua contribuição para o jornal “Tentativa” (jornal literário totalmente realizado em Atibaia por André Carneiro, Dulce Carneiro e César Mêmolo Junior entre 1949 e 1951). Nesta época Vinicius de Moraes ocupava um posto diplomático como vice-cônsul em Los Angeles, cargo que abandonou em 1950, conforme sugere a carta de 1949. Além da carta, Vinicius enviou o poema “Balada da Moça do Miramar” publicado no “Tentativa” número 4. Vinicius de Moraes e André Carneiro trocavam correspondência e tinham vários amigos em comum, como Oswald de Andrade e Cassiano Ricardo.

Meu caro André
Recebi a Tentativa de vocês, e gostei de tudo. Gostei, sobretudo do entusiasmo com que vocês se atiram à empreitada, dando como resultado um jornal bastante articulado, com mais ar de coisa da metrópole que da província. Parabéns os mais sinceros. Li tudo cuidadosamente. Desde a “Apresentação” de meu amigo Oswald de Andrade, sempre Oswaldiando, até os anúncios da Confeitaria Ayrosa, de Romano & Rodrigues, à Rua José Alvim n0 148. Que vontade de conhecer Atibaia e comer queijadinha na Confeitaria Ayrosa! Com César Mêmolo Junior, você e sua irmã Dulce! Gostei dos poemas dela. Gostei do esforço de vocês, que se multiplica por aí tudo nesse mundo de terra. Tenho uma saudade feroz do Brasil daqui de Hollywood, nesta Nossa Senhora de Los Angeles de Porciúncula. Porciúncula é bem a palavra para esta cidade.
Já conhecia muitos de nome, entre os que escrevem para Tentativa. Lembro-me de Ruben Muller, que me mandou excelentes pronunciamentos, por ocasião do meu debate sobre cinema com Ribeiro Couto e seus correligionários sonoros. Mas quero conhecer Aldemir Martins, César Mêmolo Junior, João Batista Conti e Donozor O. Lino, que gostaria se chamasse Nabuco Donozor O. Lino para ser perfeito. Ele que não se ofenda. Tenho uma incrível necessidade de brincadeira e de comunicação. Hollywood é uma cidade provisória e sem perspectiva. Quando eu chegar ao Brasil – esperoseja o ano que vem – mande-me um convite urgente para visitar Atibaia, fazer uma conferencia, ler poemas, o que quiserem. Eu vou lhe mandar uns poucos dólares, para vocês me remeterem o jornal regularmente. Faça o que quiser desta carta. E, sobretudo, não parem Tentativa no meio. Gostaria de ajudar vocês no que fosse possível, mesmo com uma pequena contribuição. Escreva, mande suas ordens.
Sinceramente,
Vinicius de Moraes. 660 SunsetBoulevard – California U.S.A

Márcio Zago é artista plástico e artista gráfico de formação autodidata, fundador do Instituto Garatuja e autor do livro “Expressão Gráfica da Criança nas Oficinas do Garatuja”. É criador e curador da Semana André Carneiro.