Secretaria de Saúde instala 5 novos leitos na Santa Casa de Atibaia

Os leitos emergenciais de retaguarda de UTI foram disponibilizados para atender o crescente número de casos de Covid-19 no município.

Mais 5 leitos emergenciais de retaguarda de UTI foram instalados na Santa Casa de Atibaia pela Secretaria Municipal de Saúde, em meio ao aumento significativo de casos de Covid-19 e ao alto índice de ocupação de leitos na cidade e na região.

A Prefeitura de Atibaia tem se empenhado em buscar soluções para o avanço preocupante da Covid-19 que está sendo visto em todo o país, e a abertura de novos leitos é uma importante alternativa neste momento. A Administração Municipal também tem 8 leitos contratados em hospitais da região para atendimento de seus moradores.

A Santa Casa estava com um total de 8 leitos de UTI, sendo 7 emergenciais de retaguarda que aguardam resolução via CROSS – Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde. Todos estão ocupados no momento. Com a instalação dos 5 novos leitos de retaguarda, com ventilador e monitor cardíaco, a instituição totaliza agora 13 leitos de UTI para Covid. A Santa Casa conta ainda com 13 leitos de enfermaria – 4 leitos em enfermaria Covid e 9 leitos gerais diponibilizados para atender pacientes com suspeita de Covid que aguardam regulação via CROSS.

A implantação de novos leitos foi motivada pela alta taxa de ocupação de leitos não apenas no município, mas também na Região Bragantina. Os 8 leitos contratados pela Prefeitura de Atibaia – 3 de UTI e 3 de enfermaria no Hospital Bragantino e 2 de UTI na Santa Casa de Socorro – estão com 100% de ocupação.

Todos os leitos da rede pública de saúde no Hospital Universitário São Francisco (HUSF), Santa Casa de Bragança Paulista, Santa Casa de Socorro e Hospital Bragantino também estão ocupados. Na rede privada de Atibaia, o Hospital Albert Sabin está com 100% dos leitos em enfermaria e UTI ocupados, enquanto o Hospital Novo Atibaia conta com 94% de ocupação na enfermaria e 86% em UTI, segundo dados atualizados nesta quinta-feira, 18 de março.