Deputado garante ativação de 16 leitos UTI na Região Bragantina

Iniciativa do parlamentar representa R$ 1,7 milhão em investimento na saúde.

O deputado Edmir Chedid (DEM), membro efetivo da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alesp), confirmou nesta segunda-feira (08) a implantação de mais 16 leitos de UTI à Região Bragantina para o tratamento de pacientes com a Covid-19. As Unidades de Terapia Intensiva irão beneficiar Bragança Paulista e outros dez municípios do entorno, como Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Socorro, Tuiuti e Vargem.

A ativação desses leitos é resultado da reivindicação apresentada pelo parlamentar em benefício da comunidade. No total, o investimento será de R$ 1,7 milhão para garantir o atendimento aos pacientes graves e consequentemente fortalecer o sistema de saúde diante do aumento do número de casos da doença em todo o país. “A ativação é necessária para evitar o colapso no atendimento”, completou.
As UTIs serão implantadas gradualmente na Santa Casa de Bragança Paulista (com 13 leitos) e no Hospital Novo Bragantino (03 leitos UTIs e 06 de enfermaria exclusivos aos pacientes com o coronavírus). “Os próximos 15 dias serão os piores desde o início dessa pandemia que atinge o Brasil. Por isso, temos que estar bem preparados para prestar o atendimento necessário à comunidade”, garantiu.
Dessa forma, a Região Bragantina contará com 49 leitos UTI exclusivos para os pacientes com Covid-19 (atualmente conta com 33 leitos) e mais seis leitos de enfermaria. “Temos 30 leitos em funcionamento no Hospital de Campanha de Bragança Paulista. Pela proposta, todos os leitos estarão disponíveis gratuitamente nos próximos 60 dias, conforme reivindicação feita ao governo estadual”, disse.
A implantação dos 16 leitos UTI também é resultado do mapeamento e análise técnica das capacidades estruturais de cada hospital, aliado ao monitoramento do cenário da Covid-19 no Estado. “Estamos atentos às necessidades na saúde pública. Porém, é preciso que todos colaborem com o intuito de diminuir o número de casos da doença que cresce de forma preocupante”, finalizou Edmir Chedid.
Covid-19
O Estado de São Paulo registrou na sexta (05) 61.064 óbitos e 2.093.924 casos confirmados de Covid-19 durante toda a pandemia. Entre o total de casos diagnosticados da doença, 1.854.850 pessoas estão recuperadas, sendo que 207.077 foram internadas e tiveram alta hospitalar. As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 79,1% na Grande São Paulo e 77,4% no Estado.